Você sabia que a sua declaração do Imposto de Renda pode salvar vidas e sustentar diversos projetos carente? Pois é, de acordo com a Lei 13.797/2019, o contribuinte pode doar, diretamente na declaração, valores para os concelhos municipais, estaduais e nacionais.
Em Monte Castelo, o vice-presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Luciano Calafange de Lima, lidera a campanha de conscientização para que os projetos tocados pelo conselho municipal siga adiante.
O também psicólogo do CRAS de Monte Castelo explica que a ideia veio justamente do aumento de violações dos direitos das crianças e adolescentes no município. “A ideia da campanha de arrecadação do Imposto de Renda para o fundo do CMDCA surgiu da necessidade do aumento considerado da violação de direitos da criança e adolescentes do município de Monte Castelo”, disse Calafange.
Segundo ele, muitas vezes as pessoas se confundem, achando que a indicação de até 6% da contribuição parte do contribuinte. “Essa Campanha existe anualmente, porém existe muita dúvida sobre ela, por isso muitas vezes as pessoas deixam de doar por acreditar que o dinheiro sai do próprio bolso”, explicou Calagange.
De acordo com ele, o recurso pode ser a base de projetos que irão acrescentar no crescimento e desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. “O recurso do IR será à base do trabalho de projetos que visem fomentar o desenvolvimento físico, social e psicológico das crianças e adolescentes atendidas. Não temos um valor estimado de quanto esperamos receber, é muito imprevisível, mas torço para que as pessoas e empresas possam estar contribuindo para esse trabalho social tão importante, que pode mudar de forma positiva a vida destas crianças e adolescentes”, concluiu o psicólogo.