No fim da tarde de ontem, 15, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) informou que a cidade de Dracena será contemplada com um hospital de campanha para ampliar a capacidade de atendimento das pessoas com covid.
Em vídeo enviado por um assessor parlamentar via WhatsApp, o deputado informou que fez três pedidos junto à Secretaria Estadual de Saúde para a instalação destes hospitais de campanha para as cidades de Assis, Dracena e Presidente Prudente. O deputado afirmou que já há a confirmação da instalação em Dracena.
“Quero dizer que em Dracena e Assis estão já acertados para que no AME (Ambulatório Médico Especializado) seja implantado esses hospitais de campanha”, afirmou o deputado.
Segundo ele, em Presidente Prudente ainda não tem definição de onde será instalado o hospital de campanha.
O deputado também não afirmou quantos leitos serão abertos em Dracena.
A prefeitura local informou que quatro pessoas já faleceram esperando internação pelo sistema CROSS na cidade.
Mais cinco óbito confirmados durante o final de semana
A prefeitura de Dracena, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou o mais cinco óbitos em decorrência da covid-19 durante o final de semana na cidade.
O 118º óbito trata-se de uma mulher de 71 anos, moradora do município, que faleceu na última sexta-feira, 12, na Santa Casa local.
O 119º óbito trata-se de uma mulher de 59 anos, moradora do município, que faleceu no último dia 12, também na Santa Casa de Dracena.
O 120º óbito trata-se de uma mulher de 81 anos, moradora do município. Ela estava internada na Santa Casa de Dracena e veio a óbito no sábado, 13.
O 121º falecimento trata-se de uma mulher de 28 anos, moradora do município, que faleceu no ontem, 15. Ela esteve internada na Santa Casa desde o dia seis deste mês.
O 122º óbito confirmado trata-se de um homem de 92 anos, moradora do município. O senhor esteve no PAM no último domingo, 14, e acabou não resistindo a doença.
Média móvel de novos casos segue em queda
Com a soma dos casos confirmados nesta segunda-feira, Dracena com ritmo de desaceleração de contágio da doença. Atualmente, a média móvel diária está em 24,1 casos por dia. A média móvel mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.
Esta é a média móvel mais baixa desde 28 de janeiro, quando a média de novos casos por dia estava 22,1. Naquele momento, a tendência de novos casos era de alta. Atualmente, a tendência é de queda, já que a média de 24,1 é 45,9% do que visto a 14 dias atrás. Dia 1º de março a média era de 44,7 novos casos por dia.
Boletim diário
A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 15, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.
Foram confirmados mais 49 novos casos da doença em relação ao boletim da última sexta-feira, 12. Ao todo, já foram 3.669 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 29 dracenenses estão em tratamento hospitalar e outras 746 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.
São consideradas curadas do novo coronavírus 2.772 pessoas. Além disso, a cidade acumula 32 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Destes suspeitos, 30 estão em isolamento domiciliar e outros dois em tratamento hospitalar de acordo com a prefeitura.
O número total de casos ativos na cidade está em 775 pessoas. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.
Saúde municipal em colápso
A Santa Casa de Dracena divulgou o boletim sobre o covid-19 no hospital. No último domingo, 14, informava que 20 pacientes positivos para a doença estavam internados na UTI COVID e outros 18, que também testaram positivo para a covid-19, estavam em tratamento na enfermaria, com isso, eram 30 internações com pacientes positivados.
Com relação aos casos suspeitos do novo coronavírus, existem dois pacientes internados em leitos de enfermaria no hospital.
Vale lembrar que a Santa Casa atende moradores da microrregião de Dracena.
Além disso, a prefeitura local informou que 16 pacientes aguardam internação. São oito internados no PAM, sendo que dois deles estão entubados, e outros oito estão sendo atendidos no CEMAC.
Confira o gráfico com a evolução dos casos de covid na cidade: