O mês de março segue sendo de muita tristeza para os moradores de todo o país. O crescimento no número de mortes causadas pela covid-19 é constante no Brasil todo. Hospitais da maioria dos estados estão em colapso e em Dracena a situação também é trágica.
Ontem, 9, Dracena atingiu o pico de óbitos causados em decorrência do novo coronavírus. Foram confirmados 8 óbitos em 24 horas, o maior registro desde o início da pandemia. A média móvel de mortes por covid na cidade está em 3,14 óbitos por dia. Este número representa aumento de 74,4% em relação ao constatado em 23 de fevereiro. Isso, de acordo com o Consórcio Nacional De Imprensa, que mede a evolução da doença no Brasil, mostra uma tendência de alta das mortes na cidade.
Outra coisa que chama a atenção é alto índice de falecimentos de pessoas fora da idade de risco, ou seja, abaixo dos 60 anos. Dos oito óbitos confirmados ontem na cidade, três fora de pessoas com menos de 60 anos.
Com isso, Dracena acumula 99 óbitos causados pela covid-19. Nos nove dias de março, 29 pessoas já perderam a batalha contra a covid na cidade. Em 2021 foram 67 dracenenses que morreram em decorrência do novo coronavírus.
Fevereiro registrou 30 óbitos por covid, apenas um a mais que os nove primeiros dias de março.
Detalhes sobre os falecimentos de ontem por covid na cidade
A prefeitura de Dracena, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou o mais seis óbitos em decorrência da covid-19.
O 92° óbito trata-se de um homem de 43 anos, que faleceu no último dia 5, às 18h30, no PAM.
O 93° óbito trata-se de uma mulher de 65 anos, faleceu segunda-feira, 8, às 3h35, também no PAM.
O 94° óbito trata-se de uma mulher de 101 anos, que faleceu segunda-feira, 8, às 1h45, no PAM.
O 95° óbito trata-se de uma mulher de 51 anos, que faleceu segunda-feira, 8, às 19h, na Santa Casa de Dracena.
O 96° óbito trata-se de um homem de 31 anos, que faleceu segunda-feira, 8, às 22h, na Santa Casa de Dracena.
O 97° óbito trata-se de uma mulher de 60 anos, que faleceu segunda-feira, 8, à 1h, na Santa Casa de Dracena.
O 98° óbito trata-se de uma mulher de 80 anos, que faleceu no PAM segunda-feira, 8, às 23h.
O 99° óbito trata-se de uma mulher de 70 anos, que faleceu no PAM ontem, 9, às 11h50.
Queda de casos
Com a soma dos casos confirmados nesta terça-feira, Dracena chegou ao nono dia seuido com queda no número de novos casos na cidade. Atualmente, a média móvel diária está em 31,4 casos por dia. Isso significa uma tendência de queda se for levar em conta o critério usado pelo Consórcio Nacional De Imprensa, que mede a evolução da doença no Brasil.
De acordo com o consórcio, a tendência é medida na comparação da média móvel do dia em relação a 14 dias atrás. Com isso, no dia 23 de fevereiro a média estava em 52,1 casos por dia. Ontem a média móvel marcou 31,4. Isso representa uma queda de 39,7%.
A média móvel mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.
Estado de saúde do prefeito de Dracena
O prefeito André Lemos, de Dracena, encontra-se hospitalizado na Santa Casa local em tratamento do covid-19. Segundo o hospital, ele está estável, com saturação 97% com auxílio de cateter de oxigênio.
André deu entrada na unidade de saúde na quarta-feira, 3.
Casos ativos passam de 1.000
A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 9, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.
Foram confirmados mais 40 novos casos da doença em relação ao boletim da última segunda-feira, 8 Ao todo, já foram 3.540 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 25 dracenenses estão em tratamento hospitalar e outras 804 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.
São consideradas curadas do novo coronavírus 2.612 pessoas. Além disso, a cidade acumula 30 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Todos os suspeitos em isolamento domiciliar de acordo com a prefeitura.
O número total de casos ativos na cidade está em 1.009 pessoas, o maior número já registrado desde o início da pandemia. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.
A Santa Casa de Dracena não divulgou o boletim até o fechamento desta edição