O prefeito de Junqueirópolis Osmar Pinatto participou da criação do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) em sua primeira assembleia acontecida na tarde desta segunda-feira, 22, oficializada pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos).
De acordo com Pinatto incluindo Junqueirópolis, o consórcio reúne cerca de dois mil prefeitos que buscam facilitar a compra de vacinas contra a covid-19 através da FNP que tem como presidente da FNP, Jonas Donizete (PSB), ex-prefeito de Campinas, no interior de São Paulo.
Participando da videoconferência, a epidemiologista Carla Domingues propôs que a entidade atue não só na compra de vacinas na pressão internacional para que a entrega das doses seja antecipada. A epidemiologista recomendou que o consórcio tente adquirir 20 milhões de doses de vacinas, em uma tentativa de antecipar o cronograma de vacinação de grupos prioritários.
A iniciativa da FNP segue a decisão de 23 de fevereiro, quando o STF decidiu por unanimidade que estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a covid-19 caso as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde sejam insuficientes, decisão que foi proferida em uma ação protocolada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). (Com informações/Prefeitura de Junqueirópolis)