O contrato firmado entre a Prefeitura de Dracena e a COTRARES (Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Resíduos Sólidos) propôs a substituição dos tradicionais sacos plásticos verdes por sacos de rafia. A medida visa uma conduta mais correta ao meio ambiente se comparado ao uso do plástico e financeiramente mais economia para o município.
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública informa que está concluindo questões burocráticas para abertura do processo de licitação para aquisição dos sacos de rafia.
Será promovida uma campanha de conscientização junto à população, quanto à coleta seletiva dos recicláveis, executada no município pela COTRARES.
A campanha terá por objetivo:
Informar aos munícipes que houve a substituição dos tradicionais sacos plásticos verdes, pelo saco de rafia que é retornável.
Conscientizar a população a maneira correta de utilização, usando-o apenas para o descarte de lixo reciclável, não depositando lixo orgânico, galhos de árvores, assim como materiais cortantes.
O saco será entregue nas casas, a coleta passará recolhendo e o coletor irá deixar o saco para que seja reutilizado.
A secretária Ana Lúcia Pagliusi Costa, responsável pela pasta explica que a decisão por utilizar o saco de rafia, deve-se em razão da preservação do meio ambiente, e o fato de os sacos de rafia serem reaproveitados, elimina-se o possível descarte de material plástico no solo de forma irregular contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.
“Fizemos um estudo financeiro e chegamos à conclusão que é economicamente viável, do ponto de vista de podermos reaproveitar os sacos de rafia por várias vezes, desde que corretamente usado”, diz a secretária.
A campanha será divulgada nos mais diversos meios de comunicações locais e também por carro de som para anunciar em todos os bairros da cidade, e contará com a EMDAEP, para anexar junto às contas de água dos munícipes, um panfleto ilustrativo e informativo.