A Santa Casa de Dracena havida em atender os pacientes que necessitam de tratamento intensivo – UTI, casos graves de infecção COVID-19, com a iniciativa do prefeito André Lemos e sua equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena, com a intermediação do deputado estadual Reinaldo Alguz e a cooperação pontual do deputado federal David Soares, viabilizaram a concretização de colocar à disposição novos leitos de UTI-COVID, que agora dispõe de 20 leitos para tratamento específico de COVID-19.

André Lemos preocupado com o aumento da demanda, diante da fragilidade administrativa para financiar novos leitos, buscou o apoio do deputado estadual Reinaldo Alguz, que junto ao Governo do Estado de São Paulo através do secretário Marco Vinholi conseguiu autorização e o financiamento destes leitos, que associado à expertise do deputado federal David Soares que intercedeu junto ao Ministério da Saúde possibilitando a cessão de 10 ventiladores mecânicos e 10 monitores cardíacos, buscando daí a eficiência dos prefeitos e diretoria que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista – CISNAP no fornecimento de 40 bombas de infusão. A Santa Casa de Dracena em breve espaço de tempo viabilizou a seleção de médicos, paramédicos e profissionais de enfermagem, constituindo a montagem integral dos leitos com equipamentos e recursos humanos.

Então, com a implantação gradativa, a Santa Casa de Dracena procedeu no sábado (06/03/2021) a admissão de 3 pacientes, que se completará a sua capacidade integral – 10 leitos, de pacientes que estavam aguardando vaga ou remoção no Pronto Atendimento Municipal de Dracena e CEMAC ou na CROSS, na tentativa de aliviar a angústia das pessoas que necessitam de tratamento intensivo de COVID-19.

Nos casos em que não se requer o tratamento intensivo, a Santa Casa de Dracena disponibiliza 20 leitos de Enfermaria COVID-19, com a possibilidade de ampliação de mais 10 leitos, que passaria a contar com 30 leitos. As unidades CEMAC e o PAM de Dracena se constituem na “porta de entrada” dos pacientes com suspeitas de contaminação pela COVID-19, onde são triados, testados, consultados, examinados (exames laboratoriais, exames de imagem) e medicados, por fim orientados sobre o isolamento. (Com informações Santa Casa)