A prefeitura de Dracena divulgou ontem mais 17 casos confirmados do novo coronavírus na cidade. Além dos novos casos, foram computados mais seis óbitos em decorrência da covid-19. Agora, o total de mortos chega a 135 e os casos confirmados somam 3.762.
Apesar dos altos índices e proporcionalmente ainda com números altos, Dracena mostra que o lockdown nos finais de semanas e o toque de recolher a noite deram resultados. Ontem foi encerrada a quinquagésima semana epidemiológica desde o primeiro caso confirmado na cidade em 1º de abril de 2020. Entre os dias 15 e 19 de março foram confirmados 142 novos casos da doença.
Esta semana se configura como o período com menos casos desde a semana entre os dias 18 e 22 de janeiro, quando foram somadas 138 novas confirmações.
A pandemia ainda não acabou e vírus segue circulando na cidade. Apesar da melhora, o patamar atual ainda indica alto índice de contágio. Então todas as medidas de proteção, como higienização das mãos e distanciamento social são ainda mais vitais para Dracena vencer o vírus.
Com a soma dos casos confirmados nesta sexta-feira, Dracena segue com ritmo de desaceleração de contágio da doença. Atualmente, a média móvel diária está em 20,2 casos por dia. A semana entre os dias 13 e 19 deste mês fechou também com a média móvel mais baixa desde a semana entre os dias 16 a 22 de janeiro, naquele período a média ficou em 19,7 novos casos por dia.
A média de novos casos confirmados de ontem é 37,7% menor que há 14 dias, o que segundo especialistas representa tendência de queda nos casos.
Este cálculo mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.
Média móvel de mortes
Somando mais seis mortes nesta quinta-feira, Dracena está com o ritmo de aceleração de mortes causado pela doença. Atualmente, a média móvel diária de mortes está em 2,5 casos por dia. A média móvel mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.
Atualmente, a tendência é de estabilização nas mortes, já que a média de 2,5 é idêntica ao visto no dia 5 desde mês..
Confira o gráfico com a evolução dos casos e mortes por covid na cidade: