Apesar da queda brusca e contínua da média móvel de novos casos na cidade de Dracena, a situação da covid ainda não está controlada. Mesmo com o relaxamento de diversas medidas de enfrentamento do novo coronavírus na cidade, a capacidade hospitalar ainda está em colapso.
A última vez que havia leitos de UTI abaixo dos 80% de ocupação foi no dia 6 deste mês. Naquele dia, havia 7 dos 20 leitos de UTI covid do hospital disponíveis, a ocupação estava em 65%.
Desde então, não houve nenhuma atualização que mostrava a capacidade de atendimento do hospital abaixo dos 80%. Vale ressaltar que o número de pessoas internadas está diretamente ligado com o número de pessoas contaminadas, é um paralelo óbvio.
No último boletim enviado pela Santa Casa de Dracena, na quinta-feira, 25, a ocupação do hospital para o tratamento exclusivo de casos do novo coronavírus estava com 87,5% dos leitos ocupados. Eram 20 pessoas internadas na UTI covid do hospital, capacidade máxima de atendimento, ou seja, 100% de ocupação na UTI. As outras 15 pessoas estavam sendo atendidas em leitos de enfermaria (75%).
Boletim diário
A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 26, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.
Foram confirmados mais 18 novos casos da doença em relação ao boletim da última quinta-feira, 25. Ao todo, já foram 3.901 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 30 dracenenses estão em tratamento hospitalar e outras 171 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.
São consideradas curadas do novo coronavírus 3.548 pessoas. Além disso, a cidade acumula 30 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Destes suspeitos, todos estão em isolamento domiciliar de acordo com a prefeitura.
O número total de casos ativos na cidade está em 201 pessoas. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.
Dracena confirma mais quatro mortes e chega a 152 vitimas fatais da covid
A prefeitura de Dracena, através da Vigilância Epidemiológica, notificou mais quatro óbitos em decorrência da covid-19 durante as ultimas 24 horas na cidade. Foram duas mulheres que não resistiram a batalha contra a covid, uma de 73 anos que estava e outra 60 anos. Ambas estavam internadas na Santa Casa local.
Os dois senhores que perderam a luta contra a covid também estava internados na Santa Casa local. Um tinha 34 anos e faleceu na manhã de ontem, 26. O outro senhor trata-se de Carlos Roberto de Souza, esposo da secretária de Saúde Rosemary Magi Fonseca Souza. A secretária também chegou a ser internada, mas venceu a covid recentemente.
Média móvel de óbitos
Somando mais quatro mortes nesta sexta-feira, Dracena está em ritmo de queda de mortes causadas pela doença. Atualmente, a média móvel diária de mortes está em 2,4 casos por dia. Atualmente, a tendência é de queda nas mortes, já que a média de é 41% menor ao visto no dia 12 deste mês, o que representa tendência de queda nas mortes.
Média móvel de casos
Com a soma dos casos confirmados nesta sexta-feira, Dracena segue com ritmo de desaceleração de contágio da doença. Atualmente, a média móvel diária está em 19,8 casos por dia.
A média de novos casos confirmados de ontem é 22,5% menor que há 14 dias, o que segundo especialistas representa tendência de queda nos casos. No dia 12 deste mês a média de novos casos estava em 25,5 por dia.
Este cálculo mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.