hegaram ao Brasil, nesta semana, 14 carretas que irão reforçar o transporte de oxigênio medicinal no País. Os veículos foram importados do Canadá pela empresa White Martins, em uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Saúde. A medida faz parte do Plano Oxigênio Brasil, que auxilia estados e municípios para garantir o tratamento de pacientes com doenças respiratórias, como a Covid-19.

O Ministério da Saúde foi o articulador de várias reuniões realizadas com a Casa Civil e os ministérios da Infraestrutura e da Economia. Como os veículos são usados, normativas brasileiras precisaram ser flexibilizadas para permitir o processo de importação.

A partir de agora, as carretas serão emplacadas e passarão por um processo de adequação para rodar pelas estradas brasileiras. Os veículos serão essenciais para aumentar a logística de distribuição de oxigênio medicinal para as instituições de saúde do País.

ASSISTÊNCIA 

Por meio do Plano Oxigênio Brasil, o Ministério da Saúde já coordenou a distribuição de aproximadamente 500 mil metros cúbicos de oxigênio neste ano. A pasta tem atuado em diversas frentes para garantir que o produto chegue até os pacientes em todo o País. 

Neste momento, as atenções estão voltadas para pequenos hospitais e unidades de pronto-atendimento, principalmente no interior dos estados, que necessitam de cilindros para atender aos pacientes. Esses equipamentos armazenam oxigênio gasoso e precisam ser recarregados à medida que são usados – em média, um paciente Covid-19 consome, por dia, um cilindro com cerca de sete a dez metros cúbicos de oxigênio.

Para garantir a agilidade neste processo, o Ministério da Saúde tem coordenado ações junto com a Força Aérea Brasileira (FAB), que faz o transporte de oxigênio para regiões mais necessitadas. A pasta também trabalha incansavelmente para conseguir mais cilindros: já foram enviados 1 mil equipamentos para diversos estados, como Acre, Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Paraná. Além disso, está em andamento uma requisição administrativa para 500 cilindros, junto ao estoque excedente das indústrias.

O Ministério da Saúde também possui, hoje, uma carreta criogênica requisitada que sai de Minas Gerais até Rondônia – um trajeto de aproximadamente 10 dias – com capacidade para abastecer diversos estados durante o percurso, como Mato Grosso, por exemplo.

(Marina Pagno/Ministério da Saúde)