A cidade de Dracena atingiu ontem, 7, a marca de 175 moradores do município que perderam a vida para a covid-19. A taxa de letalidade, que é calculada através de uma formula matemática com os óbitos = 175, dividido pelo número de casos = 4.056, multiplicado por 100 (L% = F/E*100), está atualmente em 4,3%.

Ou seja, aproximadamente 4 em 100 infectados pela covid que residem na cidade acabaram perdendo luta contra o novo coronavírus.

Nem todas as vitimas da pandemia morreram na cidade. Com o alto índice de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para a covid em todo país, muitas pessoas tiveram que ser transferidas de suas cidades de origem. Em outros casos, vitimas fatais da doença não chegaram a conseguir vagas em hospitais e acabaram falecendo em unidades de pronto atendimento ou centros municipais especializados no atendimento da covid, em Dracena o PAM e o CEMAC.

Na Santa Casa de Dracena, que no último boletim divulgado para a imprensa, na terça-feira, 6, registrou 100% dos leitos de UTI ocupados e 75% de ocupação nos leitos de enfermaria. Além disso, o hospital atingiu a marca 165 óbitos, entre moradores de Dracena e de outras cidades que são atendidos no local através do Sistema Cross.

Na manhã de ontem, 7, a reportagem do JR teve acesso ao total de dracenenses que faleceram em decorrência da covid-19 no hospital. No boletim entregue pela administração do hospital, mostra que até a última segunda-feira, 5, foram 120 dos 173 óbitos registrados na cidade que ocorreram na Santa Casa local.

Ontem, com as confirmações de mais dois óbitos de residentes de Dracena, sendo um deles no hospital local, a conta chega a 121 dracenenses que passaram pelo hospital durante o tratamento de covid e acabaram falecendo. Outras 54 pessoas tiveram óbitos confirmados em outras instituições de saúde.

Ou seja, 69,1% dos óbitos por covid ocorridos no hospital desde o início da pandemia foram de dracenenses. Vale lembrar, que no início da pandemia os moradores das cidades que fazem parte do Cisnap tinha atendimento exclusivo no hospital, ou seja, os leitos de UTI covid da Santa Casa de Dracena não faziam parte do Sistema Cross, já que o custo era bancado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista.

TAXA DE MORTALIDADE HOSPITALAR

Se formos levar em consideração a taxa de letalidade hospitalar em relação ao atendimento exclusivamente de covid, a porcentagem é alta no hospital e da ideia da dimensão do risco da covid-19. A reportagem calculou esta taxa no hospital.

Este cálculo realizado pela reportagem foi apurado em artigos científicos (links abaixo*) e é feito com a divisão do número de óbitos em relação ao número de altas hospitalares multiplicado por 100 entre 15/03/2020 até 06/04/2021. Neste caso: 165 óbitos, divido por 374 altas hospitalares, multiplicado por 100.

Na Santa Casa de Dracena a taxa de letalidade da covid está em 44,1%.

TAXA DE MORTALIDADE HOSPITALAR POR INTERNAÇÕES

Durante o mesmo período analisado acima, a reportagem do JR apurou a taxa de mortalidade hospitalar por internações através do cálculo retirado do site bibliotecadeindicadores.com.br.

O cálculo é feito com a divisão do número de óbitos dividido pelo número de internações multiplicado por 100 entre 15/03/2020 até 06/04/2021. Neste caso 165 dividido por 574 multiplicado por 100. Esta taxa na Santa Casa de Dracena está em 28,7%.

Ao todo, a instituição soma 374 altas hospitalares até a última terça-feira, um índice de 71,3% de sucesso.

LINKS USADOS COMO REFERENCIA*

LINK 1 | LINK 2