Em meio à pandemia de covid-19 muitas pessoas perderam o hábito de se exercitar devido ao fechamento de academias, regras para distanciamento social, entre outras medidas de prevenção.
Mas, ao contrário do que se imagina, aos poucos as coisas estão voltando ao normal e surgindo novas tendências. Uma delas é o pilates. Criada pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), a rotina de exercícios criada elo alemão foi ganhando cada vez mais adeptos.
Em Dracena, assim como Joseph e sua esposa, que montaram o primeiro estúdio especifico para essa modalidade, Mauro e Rosana Alves investiram neste esporte. O casal atua na área há cerca de 16 anos e juntos difundem a modalidade na cidade.
“Trabalhamos com o pilates original mesmo. Hoje vemos muitos tipos de pilates, mas nós seguimos a linha do próprio criador, o alemão Joseph Pilates. Todos os cursos que fizemos e nossa formação se da pelo pilates original. Muitos não estão usando o pilates original”, afirmou Mauro.
Muito democrático, o esporte abrange gente de todas as idades. “Qualquer idade, desde os 9 até 85, 87 anos, como temos alunos, podem praticar este exercício. A gente faz isso com muito amor, porque é uma possibilidade de dar qualidade de vida para as pessoas. Hoje, vemos muitas pessoas se alimentando mal, com problemas de insônia, respiração e o pilates melhora isso e muitas outras coisas do dia a dia do aluno”, explicou Alves.
Outra parte importante do pilates é o trabalho de alivio de dores nas costas. “A gente tem resultados maravilhosos aqui na academia. Pessoas que chegam aqui com muitas dores nas costas, com alguma limitação de movimento e quando saem falam que é inacreditável a melhoria nas dores depois de iniciar o pilates com a agente, isso é muito gratificante para nós”, disse o orgulhoso instrutor.
Segundo ele, a especificidade de cada aluno é levada em consideração. “Aqui no estúdio a gente vai analisar o seu caso de particular. Se o aluno tem uma hérnia de disco, problemas no ciático, alguma comorbidade, a gente vai bater em cima da sua necessidade. Corrigimos também a má postura, que acarreta em muitas dores. A gente cria um programa individualizado, especifico para cada um” explica Mauro Alves.
Durante as mudanças enfrentadas no dia a dia, tratamento individualizado e horários exclusivos trazem segurança aos praticantes da modalidade. “Atendendo individualmente, o rendimento da pessoa é diferente. Na academia comum, chega ao fim de tarde e a academia está lotada com muitas pessoas ali compartilhando o mesmo aparelho. Além disso, o professor não consegue dar atenção para todos os alunos, o que acaba correndo risco de acarretar uma lesão no aluno. Sem contar o fator de risco de contágio pela covid” concluiu o instrutor.
O estúdio Espaço Pilates: Centro de Ginástica Portural fica localizado na Avenida Presidente Vargas, 836, no centro de Dracena. Para agendar um horário e conhecer esta modalidade ligue para (18) 99707-7363.