Mesmo com as dificuldades enfrentadas no país por causa da pandemia da covid-19, causando redução de vendas e no faturamento das empresas, como na situação financeira das pessoas provocando índice preocupante de desemprego, principalmente em 2020.
Porém, Dracena mostra desempenho positivo em contratações no comércio e nos setores de serviços que incluem lanchonetes, restaurantes e na construção civil, entre outras atividades. No mês de Março, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que registra as contratações e demissões de trabalhadores sob o regime da CLT, do Ministério do Trabalho, em Dracena de Janeiro a Março de 2021 foram feitas quase 1.600 admissões e 600 demissões, portanto saldo positivo.
Os dados do CAGED indicam que somente no mês de março deste ano em Dracena foram abertas 679 vagas de empregos e houve abertura de 53 novas empresas. Na questão de trabalhadores admitidos, em Dracena o número foi maior que Presidente Prudente. Luciano Gerlim da Silva, presidente da ACE de Dracena, durante entrevista ao Jornal da Liberal FM, demonstrou felicidade ao analisar esse resultado positivo de Dracena com relação ao aumento de vagas de empregos, com números superiores diante das demissões.
Luciano entende que Dracena que vive do comércio está acima da média e por isso é diferenciada e com grande potencial. De acordo com o presidente da ACE, houve evolução e mais empregos nas áreas de serviços e na construção civil. Luciano citou como exemplo positivo uma visita que fez em um bairro de Dracena, onde somente em um quarteirão tinham quase dez novas construções em andamento.
“Essa evolução mostra crescimento e nos dá esperança que as coisas vão melhorar”, comentou o presidente da Associação que representa o comércio e a indústria de Dracena.