Pela primeira vez desde o dia 25 de março a cidade de Dracena passou um dia útil sem notificação de mortes causadas pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas não houveram mortes registradas e divulgadas de forma oficial pela prefeitura local.

Vale ressaltar que o levantamento feito pelo JR desde o início da pandemia é feito através da divulgação oficial dos dados através da Vigilância Epidemiológica e assessoria de imprensa do município. Por isso nos finais de semana dificilmente é computado novos casos.

Para ter a real noção da situação epidemiológica da cidade, o JR faz o cálculo da média móvel de mortes e casos divulgados oficialmente, o que afasta a sub notificação encontrada nos finais de semana.

Nos 12 dias, entre 25 de março e ontem, 6 de abril, foram notificadas 25 mortes decorrentes da covid-19 de moradores de Dracena. A média neste período foi 2 óbitos confirmados por dia. Se levarmos em conta a média de mortes semanal, critério usado em todo o Brasil para medir o avanço da pandemia, nos últimos sete dias foram registradas 11 mortes pela doença, com média de 1,5 óbitos por dia.

Está média é a menor desde 24 de fevereiro, quando também foram registradas 11 mortes em 7 dias, com média idêntica de 1,5 casos por dia. Desde então passaram 42 dias e foram notificados 113 óbitos, com média de 2,7 mortes por dia.

Neste período, Dracena viveu o pico de mortes em decorrência da covid-19. No dia 15 de março a cidade alcançou o pior momento desde o começo da pandemia, quando a média móvel de mortes marcou 4,4 óbitos por dia.

Agora, a tendência segundo cálculos usados por especialistas é de tendência nos óbitos causados pela covid-19. A média móvel registrada ontem, 6, de 1,5 é 44,4% menor que há 14 dias, em 23 de março, quando esta média estava 2,7 óbitos diários.

Taxa de letalidade

Apesar da queda registrada e da tendência na diminuição de mortes, o cálculo da taxa de letalidade da doença entre os dracenenses ainda é muito elevado. Hoje, esta taxa é maior que todos os outros universos comparados pelo levantamento do JR. Ontem, 6, Dracena registrou uma taxa de letalidade de 4,28%.

Em Presidente Prudente, maior cidade do DRS 11, a taxa de letalidade está em 2,45%. Somando todo o DRS 11 a taxa é de 2,86%, segundo a Secretária Estadual de Saúde. Em todo estado de São Paulo a taxa é de 3,1%, no Brasil a marca está em 2,6% e no mundo 2,2%, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde Estadual.

Confira abaixo e gráfico com a evolução dos óbitos em Dracena: