Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26), o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), referente ao ano-safra 2021/2022.
O documento orienta para o cultivo de arroz de sequeiro no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e para o cultivo de arroz irrigado em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O modelo agroclimático aplicado ao estudo de Zarc permite a identificação de datas de plantio mais favoráveis, por níveis de riscos, a partir de análises térmicas e hídricas. Assim, os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
Aplicativo Plantio Certo
Além do portal oficial, os produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar as informações oficiais do Zarc pelo aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), que está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.