Está sendo preparado um trabalho inédito no município de Dracena, entre as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública; Saúde (Vigilância Epidemiológica); Infraestrutura e Assuntos Viários, com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). O objetivo é o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunyia; também do pernilongo comum (culex); mosquito palha, transmissor da leishmaniose.
A Sucen oferecerá na próxima semana, treinamento teórico e prático as equipes envolvidas do município, a fim de instruir sobre utilização de EPIS, equipamentos de proteção individual e aplicação dos produtos, como inseticidas.
O prefeito André Lemos está preocupado com essa questão, porque a prevenção é a forma mais importante de se combater doenças que levam a morte como a dengue, leishmaniose.
O encarregado da Sucen (Presidente Venceslau), que atende Dracena, Ozimar Donisete Radighieri coordenou na segunda-feira, 3, pela manhã, como procederá a parceria.
A programação é que seja desenvolvido trabalho de controle dos mosquitos, por todos os setores da cidade. Radighieri informou que é um trabalho intenso e que exige muito de todos os envolvidos para que a ação atinja seu objetivo, sem falar na parte educativa que é feita o ano todo pela Vigilância Epidemiológica.
No ano passado, Dracena viveu epidemia de dengue com 3.065 casos e três óbitos; neste ano até segunda-feira, os casos positivos da doença eram 218, e o sinal de alerta para evitar o pior já está aceso.
Com relação à leishmaniose em humanos, o último óbito registrado foi ano passado, em uma paciente residente no Jardim Jussara. Segundo o encarregado da Sucen, o Ministério da Saúde considera Dracena como município com transmissão intensa de leishmaniose e a proposta do Ministério é que até o ano de 2022 essa realidade seja reduzida.
Para combater os pernilongos comuns serão mapeados os criadouros, como a nascente que existe na Fapidra, como o período é de seca eles procriam sobre as águas, por isso, que o trabalho de limpeza desses pontos são fundamentais, assim como os bueiros.
Na próxima semana está previsto para ocorrer na cidade, nebulização com veículo pela cidade, em combate ao Aedes aeypti.