Mesmo vivenciando a pandemia da covid 19, o município de Dracena chama atenção para números positivos para a economia, com aberturas de novas empresas nestes quatro primeiros meses do ano. A criação de empresas na cidade alavanca a geração de empregos e faz Dracena, administrada pelo prefeito André Lemos, se destacar em março, como a cidade que mais gerou empregos em todo o Oeste Paulista.
Conforme a Diretoria de Arrecadação, Tributação, Fiscalização e Julgamento do município, no período de janeiro a abril deste ano, foram abertas 179 novas empresas enquanto que no mesmo período do ano passado, foram 119.
Quando o assunto é o fechamento de empresas, a Diretoria apontou que nestes quatro meses foram 75 estabelecimentos; já no mesmo período de 2020, foram 80 empresas fechadas.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostrou que o setor de serviços foi o que mais contratou em março, sendo 961 contratações e 321 demissões, gerando um saldo positivo de 640 vagas. O comércio por sua vez teve 156 contratações, com 120 demissões e saldo positivo de 36 vagas.
O prefeito André Lemos afirma que é importante observar a comparação de Dracena com as demais cidades da região, “nós tivemos um crescimento de 640 novos empregos, enquanto Presidente Prudente teve apenas 150, isso mostra o quanto à economia local está em ritmo de aquecimento e indicando um clima de otimismo nos empreendedores”.
No levantamento do município, também ficou demonstrado que a maioria das empresas que iniciaram atividades foi as prestadoras de serviços de diversos tipos.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Luciano Gerlin da Silva indicou que empresários de outras localidades devam observar o potencial que Dracena tem, para virem se instalar na cidade, e acredita que dias melhores ainda estão por vir.