O tempo seca não afeta somente produtores agrícolas, cooperativas de agricultores familiares e fazem preços destes produtos subirem. A saúde das pessoas também fica bem prejudicada devido à baixa umidade relativa do ar.

Durante todo o mês de maio, a cidade de Dracena registrou apenas dois dias de chuva. De acordo com dados fornecidos pelo Professor Doutor da Unesp Ronaldo Cintra, que ministra aulas no curso de agronomia em Dracena, foram registradas chuvas nos dias 22 e 23 do mês passado.

No dia 22 de maio choveu 1,3 mm e no dia 23 foram registrados 4,3 mm de chuva. Cintra disse que nos últimos anos, maio de 2021 registrou o menor índice de pluviosidade desde 2017, mesmo ano que registrou o maior número de milímetros de chuva. “Os dados deste anos são os menores desta série de dados mensais, e os dados de 2017 foram os melhores para estes dois meses”, disse o professor da e FEIS/UNESP.

Nos cinco primeiros meses do ano, maio foi o segundo mês que menos choveu. Ao todo, foram registrados 5,6 mm no mês. Abril registrou apenas 4,3mm. Janeiro foi o mês que mais registrou chuvas em Dracena, somando 182,6 mm, seguido por março, com 110,5 mm e fevereiro com 85,8 mm.