Você conhece a metáfora do ‘Copo meio cheio ou meio vazio’? Segundo a psicóloga clínica Marianna Romão, quando alguém pergunta se você costuma ver ‘o copo meio cheio ou meio vazio’, pode estar querendo saber se você nota as coisas que dão errado com mais frequência que as que dão certo. Mas na verdade isso é uma questão de perspectiva.

Na perspectiva da pandemia do novo coronavírus em Dracena é possível enxergar a situação destes dois ângulos. Hoje, 1º de junho, após 146 a cidade conseguiu zerar os óbitos por covid. Desde 6 de janeiro que isso não acontecia, ou seja, ao menos um morador do município perdia a batalha contra o vírus da covid-19 nos últimos sete dias.

Este dia poderia ser de muita comemoração, pois significa que muitas famílias não vão chorar a morte de seus entes queridos e que aparentemente existe uma trégua na pandemia. Olha aí, o ‘copo meio cheio’.

Porém, após 69 dias a cidade registrou mais de 20 casos por dia na média semanal. Na comparação com o que foi visto há 14 dias, o que especialistas usam como cálculo para indicar tendência, o aumento é de 62,3%. Hoje, a média de novos casos nos últimos sete dias ficou em 20,4. Some-se a isso o fato de que 115 pessoas aguardam resultados de exames e são tratados como casos suspeitos.

A alta de novos casos leva ao colapso hospitalar. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura local, 10 dracenenses estão sendo cuidados no SEMAC. Alguns deles aguardam passar pelo exame de tomografia e outros aguardam internação.

Segundo o último boletim divulgado pela Santa Casa de Dracena, que atende pessoas de toda a DRS XI, no início da noite desta terça-feira, 1º, havia 15 dos 20 leitos de UTI covid ocupados no hospital, ocupação de 75%. Nos leitos de enfermaria para a covid, existem 15 dos 20 leitos ocupados, ocupação de 75%. Olha aí o ‘copo meio vazio’.

10% os moradores já foram infectadas

Após exatos 426 dias, mais precisamente 1 ano e 2 meses, a cidade de Dracena alcançou a triste marca de 10% de sua população total com a contaminação de covid confirmada, registrada e divulgada pela Vigilância Epidemiológica.

Dos 47.043 habitantes da cidade, 4.719 pessoas já testaram positivo para o novo coronavírus. Esse número corresponde a 10,03% da população da Cidade Milagre. A reportagem do Jornal Regional acompanha e monitora os casos de covid-19 na cidade desde a primeira confirmação, no dia 1º de abril de 2020.

Desde então, Dracena já contabilizou 208 vidas perdidas para o vírus da covid-19. Atualmente a taxa de letalidade da doença na cidade é de 4,4%. Este valor ainda é maior que outros universos observados pela reportagem.

Vacinação

A prefeitura de Dracena, através do ‘vacinômetro’ disponível no site oficial do executivo municipal, 21.884 doses da vacina contra a covid-19 já foram aplicadas. Destas quase 22 mil doses, 14.054 pessoas receberam a primeira dose da imunização e 7.830 pessoas já receberam as duas doses. Isso significa 29,87% da população já recebeu ao menos uma dose da vacina. Quanto às pessoas já totalmente imunizadas, 16,64% dos habitantes já receberam as duas doses.