A Santa Casa local divulgou na noite de terça-feira, 8, o boletim de totalidade de internados na instituição. O boletim mostra que todos os leitos disponíveis para tratamento intensivo de covid, os chamados leitos de UTI coovid, estão ocupados.
Dos 20 leitos para este tipo de tratamento disponíveis, todos eles estão ocupados no momento, taxa de ocupação de 100%. Já os leitos de enfermaria, segundo o boletim divulgado às 21h de ontem, mostra que 13 dos 20 leitos disponíveis estão ocupados, ou seja, taxa de ocupação de 65%.
Situação na região
O que mais preocupa até aqui é a falta de leitos nos 44 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde da região de Presidente Prudente. Em todo o DRS 11 a ocupação dos leitos para tratamento da covid-19 é de 84,6% nos leitos de enfermaria e 92,9% nos leitos de UTI, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Os dados da secretaria estadual apontam que houve 78 novas internações no último dia. Além disso, a taxa de internações por 100 mil habitantes no DRS é 122,8 nos últimos 14 dias. Os dados apontam que na última semana houve queda de 6,7% de internações na comparação com a outra semana no DRS. Hoje, o Departamento Regional de Saúde está conta com 22,3 leitos de UTI covid para cada 100 mil habitantes.
Taxa de letalidade
O cálculo da taxa de letalidade da doença entre os dracenenses mostra que o valor ainda é muito elevado. Hoje, esta taxa é maior que todos os outros universos comparados pelo levantamento do JR. Nesta segunda-feira, Dracena registrou uma taxa de letalidade de 4,27%. Este cálculo foi realizado em cima dos números divulgados pela Vigilância Epidemiológica local.
Em Presidente Prudente, maior cidade do DRS 11, utilizando dados oficiais da prefeitura prudentina, a taxa de letalidade está em 2,68%. Somando todo o DRS 11 a taxa é de 3,12%, segundo a Secretária Estadual de Saúde. Em todo estado de São Paulo a taxa é de 3,4%, no Brasil a marca está em 2,8% e no mundo 2,2%, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde Estadual.