Carros e motos com o licenciamento de veículos atrasados não serão mais recolhidos e apreendidos ao pátio municipal devido a não renovação da licitação da empresa responsável com o Detran.
De acordo com informações que a reportagem do JR teve acesso ao longo desta semana, desde o início do mês, automóveis que forem abordados pela fiscalização da Polícia Militar sofrerão apenas multa. Isso se deve ao fato que desde o dia 5 deste mês, o contrato de licitação entre o Detran e a empresa Barradas e Queiroz ter encerrado.
Em contato com Ariane Queiroz, uma das proprietárias da empresa, a situação se arrasta desde o fim do ano passado. Segundo ela, o contrato foi renovado de forma emergencial no início do ano. “Para que possamos reativar o pátio será necessário que o Detran abra uma nova licitação. Então, desde o inicio deste mês só estamos liberando a saída dos veículos que já haviam sido recolhidos. O cidadão vai, acerta a taxa devida ao Detran e a gente libera o veículo”, disse Queiroz.
Segundo ela, durante conversa por telefone, os carros que estão lá há mais de 60 dias irão para leilão. “Nós precisamos esvaziar o pátio, então haverá novos leilões nos próximos meses. E o problema não é só aqui em Dracena, já que a empresa tem a licitação de três pátios na regional de Presidente Prudente”, concluiu Queiroz.
Durante o decorrer desta semana a reportagem também levantou com o Polícia Militar se tais informações eram procedentes. Segundo apuração realizada pela equipe do JR, isso realmente procede.
A assessoria de imprensa do Detran foi solicitada sobre esclarecimentos do problema. Em resposta enviada por e-mail na tarde de terça-feira, 15, o Detran disse o seguinte: “O Detran.SP informa que está em tratativas com a prefeitura de Dracena para convênio de municipalização do pátio de veículos da cidade. Além disso, está em vigor a medida provisória 1050, de maio de 2021, que restringe o recolhimento de veículos. Vale ressaltar que as multas continuam a ser aplicadas aos motoristas que cometerem infrações, seja pelos agentes de trânsito municipais ou estaduais.”
Já a Prefeitura de Dracena informou, também via assessoria de imprensa, que o município está conversando, se organizando, para fazer um convênio com o Detran para recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas do município, porém ainda não está definido e que no momento a discussão com o município está sendo sobre o recolhimento dos carros abandonados.