Por LETÍCIA PINHEIRO
A previsão de geada para Dracena nesta quinta-feira, 28, se confirmou. Os termômetros da Estação Meteorológica da Unesp FCAT- Dracena, que fica num ponto alto da unidade, marcaram 0.6ºC, às 7h10.
O professor da Unesp, Ronaldo Cintra, explica que a geada ocorreu com menor intensidade nas partes mais altas e nas partes mais baixas, beirando nascentes, onde ancora massa de ar frio, a geada é mais intensa.
De acordo com os dados da Unesp, em comparação com o mês de julho do ano passado, este ano, o frio está mais rigoroso. “Essa é a terceira geada, e foi a mais intensa. E essa noite promete ter um frio bem forte também, torcemos para que as previsões não aconteçam, mas os dados meteorológicos e as estimativas indicam isso”, explicou o professor.
Ainda de acordo com os dados disponíveis da Estação, neste mês de julho, as temperaturas mínimas registradas foram 7.2°C na quinta-feira, 28; 4.5°C no dia 20 de julho e 7.5°C no dia 1º de julho.
Para tentar amenizar os efeitos causados pela onda de frio intenso, a produtora rural Gislaine Oliveira dos Santos Gomes organizou aquecedor no curral para os bezerros, na Chácara São José, no bairro Marrequinha. “Deixei o aquecedor ligado e, quando foi umas 11 horas (da noite), fui ver como estavam os bezerros. Hoje levantei 4h30 pra começar a tirar leite e já tinha geado. Danos já houve nas geadas anteriores e, agora só complementou, né. Tava começando a brotar os pastos e queimou novamente. É difícil, nós vamos ter que esperar passar essa fase para poder ver o que fazer e reativar a pastagem”, avaliou.
E, parece que o frio não vai dar trégua até o fim de semana. De acordo com o site Climatempo, a previsão do tempo para Dracena nesta sexta-feira é de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. A temperatura mínima é 4°C e a máxima 23º C.