DA REDAÇÃO

 

O mês de setembro é marcado pela Campanha Setembro Verde que reforça a importância da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência. Em Dracena, a  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dracena – Escola de Educação Especial “Professor Leuzi Gardini” (Apae) participará do mês acompanhando o calendário da federação das Apaes do Estado de São Paulo (FEAPAES) e divulgações dos trabalhos desenvolvidos com os destinatários incluídos no mercado de trabalho.

Atualmente são 13 destinatários e cinco parceiros – grandes empresas do município de Dracena e Junqueirópolis: Medral Engenharia Ltda, Usina Glencane Bio Energia S/A, Rede de Supermercados Troyano, Supermercado Ikeda e Rede Gonzaga de Ensino Superior. No encerramento da campanha (última semana de setembro) será promovida uma carreata em alusão a data. “A Apae juntamente com os seus parceiros, colaboradores, comunidade e famílias, vêm construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos. O Setembro Verde vem para quebrar barreiras e mostrar para a sociedade o quanto avançamos, mas o quanto temos a avançar, que essa causa também é de todos nós, pois as pessoas com deficiência precisam ser respeitadas e incluídas na sociedade”, informou a nota enviada pela Apae.

A Apae atua diretamente com as famílias dos alunos/destinatários na efetivação dos direitos, na perspectiva sócio-política, democrática e social, na garantia da efetivação das políticas públicas, inclusão social e acessibilidade. São aproximadamente 210 destinatários/alunos e o presidente é Paulo Roberto Sampaio Filho.

SETEMBRO VERDE – A campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das APAEs do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP em parceria com APAE de Valinhos-SP, e seu principal objetivo é tornar o mês de setembro referência na luta dos direitos da pessoa com deficiência, esse mês foi escolhido justamente por ser comemorado no dia 21 de setembro o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.

A APAE de Dracena sempre teve como missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prestação de serviços e apoio as famílias para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA). Para que esses objetivos sejam atingidos a nossa entidade trabalha de forma articulada as diversas políticas públicas nas áreas da assistência social, educação e saúde.

A inclusão social e a acessibilidade da Pessoa com Deficiência são um direito garantido por lei, de acordo como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, cujo principal objetivo é assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania, todo indivíduo que possui alguma deficiência tem direito à igualdade de oportunidades.