Entoar os Hinos Nacional, da Independência e a Dracena, entrega de Diploma e discursos, foi assim que a Câmara Municipal de Dracena celebrou o Dia da Independência nesta quinta-feira, 2.

O vereador-presidente Célio Ferregutti foi quem conduziu a sessão e em suas palavras iniciais definiu a solenidade como uma celebração. “Para nós, comemorarmos a Independência significa a valorização do espírito cívico, o respeito aos valores da sociedade, às instituições, aos diferentes direitos humanos e às responsabilidades do cidadão.”

A solenidade contou ainda com a presença de autoridades civis e políticas. Entre elas compuseram a mesa principal o prefeito André Lemos, o delegado seccional Feres Cury Karam, a homenageada Marlene Paulino da Costa Peres e o ex-prefeito Juliano Brito Bertolini, vice-diretor da E.E Julieta Guedes de Mendonça.

No início da sessão, foi entoado o Hino Nacional e o vereador Victor Palhares falou sobre a data comemorada. Em seu discurso, fez um resgate histórico dos acontecimentos que culminaram com a declaração da Independência do Brasil. “O dia 7 de setembro é um marco na nossa história. Foi a partir de então, que as amarras que prendiam o Brasil a Portugal começaram a ser rompidas. (…) O imenso patriotismo daqueles que sonhavam em ter o país livre precisa sim ser resgatado.” Evocando ainda o nacionalismo, Palhares exaltou as riquezas das tradições, costumes, cultura e música nacional e definiu o Brasil como “uma nação amiga de todos os países.”

HOMENAGEM

A sessão solene não foi somente pelo Dia da Independência, mas também oportunidade para entrega do Diploma de Honra ao Mérito à enfermeira Marlene Paulino da Costa Peres, em reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade dracenense. Ela atuou por 25 anos na área da saúde no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Em nome do Legislativo, o vereador Rodrigo Castilho usou a Tribuna para enaltecer toda a trajetória pessoal e profissional da homenageada. Nos vários momentos em que se referiu a ela, usou palavras como “sorridente, alegre, dedicada e guerreira” para defini-la. “Uma pessoa dedicada, que sempre deu o melhor de si, sem jamais esquecer a virtude da humildade”, sintetizou.

Sob forte aplausos e com o público em pé, Marlene Paulino recebeu da Câmara o Diploma de Honra ao Mérito. Emocionada, fez uso da palavra e agradeceu as homenagens. “O meu sonho era ser enfermeira. Não tinha condições e meus amigos me ajudaram a pagar o curso. (…) Se eu cheguei até aqui, eles também devem estar muito felizes e se sentindo muito honrados.”

O delegado Feres Cury Karam e o prefeito André Lemos também parabenizaram a homenageada e falaram sobre o 7 de setembro. A sessão foi finalizada com o Hino a Dracena.