LETÍCIA PINHEIRO
DA REDAÇÃO
Pelo oitavo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, promove a campanha do Setembro Amarelo, com o tema “Agir salva vidas”. A iniciativa se estende por todo o mês e foi implementada no País em 2014 com o objetivo de diminuir índices de suicídio.
Na região, o município de Monte Castelo está desenvolvendo trabalho sobre o tema, desde o início do mês com a colaboração e participação em massa e comprometimento de todos os setores, segundo informou a enfermeira Simoni Calça Ucles.
Para alcançar toda a população, várias ações estão sendo realizadas, como: lives; palestras ao vivo pelo Facebook da Prefeitura e presencial seguindo as orientações da Vigilância Sanitária; ações nas academias e feira-livre; sala de vivência, exposição no espaço cultural e carreata com todos os setores orientando sobre o Setembro Amarelo. Os palestrantes foram Dr Rafael Antônio Pilon, psicóloga Vanderleia de Jesus Luiz, estagiária de psicologia Amanda Corte, psiquiatra Mônica Copetti, psicólogo Luciano Calafange e a nutricionista Aline Matos. As ações estão sendo realizadas com os alunos de todas as escolas do município e projetos do CRAS.
“Devido ao aumento contínuo de suicídio em nossa região e no mundo e o pouco conhecimento da população sobre o assunto, resolvemos realizar essas ações para conscientizar a população que suicídio não é escolha e, sim, um problema de saúde que com acolhimento e conscientização da população conseguimos resgatar e ensinar a acolher muitas pessoas que estão em sofrimento. Não paramos por aí, já estamos com vários projetos para os próximos meses”, considerou a enfermeira Simoni Calça Ucles.
A responsável pela programação foi a enfermeira Simoni Calça Ucles com apoio da diretora de Saúde Fernanda Plazza e as ações foram realizadas com parceria entre a Saúde, Educação, CRAS, Conselho Tutelar, Assistência Social.