Nesta sexta-feira, 24, o município de Santa Mercedes completa 73 anos. Segundo informações disponíveis no Facebook da Prefeitura, a programação de aniversário teve de ser cancelada devido à pandemia de Covid-19, como ocorreu na maioria das cidades brasileiras. Desde terça-feira, a paróquia Nossa Senhora das Mercês vem realizando programação especial, nesta quinta-feira, 23, às 19h30, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e nesta sexta-feira, 24, a partir das 18h30, terço em louvor a Nossa Senhora das Mercês e às 19h30, missa solene em louvor a padroeira da cidade.

As equipes do Jornal Regional e Jornal Interativo parabenizam a população de Santa Mercedes.

HISTÓRICO – A idéia da fundação de uma cidade na região vizinha do rio Paraná, junto ao Ribeirão das Marrecas, próxima dos trilhos finais da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, partiu de Alípio Bedaque e Achiles Neves sócios da Empresa Imobiliária e Urbanística Maripã Ltda.

Em 24 de setembro de 1948, em terras do Município de Paulicéia, colonizadas inicialmente pela Companhia de Agricultura, Imobiliária e Colonização -CAIC, foi lançada a povoação com o nome de “ Maripã “, homenagem às cidades de Marília e Tupã.

Com a sua elevação a Distrito de Paz em dezembro do mesmo ano, foi alterada a denominação para “ Santa Mercedes “, como homenagem a Maria Ana Mercedes de Sales, mulher do deputado estadual, Sales Filho.

O seu crescimento rápido foi devido à cafeicultura, praticada em solo rico, e o interesse despertado pelos colonizadores com a contribuição de correntes imigratórias, principalmente Japonesa.

Santa Mercedes, cujo traçado foi precedido de um plano urbanístico, por ocasião da criação do Distrito de Paz já contava com um bom comércio, duas farmácias, dois hotéis, duas serrarias, cinemas, três máquinas de beneficiamento de arroz, escolas em prédios modernos.

Sua elevação a Município deu-se em dezembro de 1953, ficando jurisdicionada à comarca de Dracena. (Fonte IBGE).