A entrevista com o presidente da Cooperativa Agrícola de Junqueirópolis – COOPAJ – Osvaldo Dias no AGRO INTERATIVO chamou a atenção dos internautas. O diretor do Jornal Interativo Fernando Pereira tratou sobre várias culturas agrícolas da região.
Dias explicou que a cooperativa enfrentou certa dificuldade uma vez que a polpa de fruta era vendida para lanchonetes, supermercados, mas mesmo com a crise sobreviveu, e ele acredita que agora a tendência é de melhora. De acordo com Dias, a produção de acerola diminuiu em Dracena e Tupi Paulista, e está mais concentrada em Junqueirópolis, Irapuru e Pacaembu. Ele lembrou que a safra da acerola na região já chegou a 7.500 toneladas e hoje está em torno de 2.500 toneladas.
Dias pontuou que em relação á acerola, a principal dificuldade é a falta de mão de obra e, a saída de uma empresa de sucos naturais de Dracena também desestimulou o setor. Mas, segundo ele, agora o mercado está voltando e ninguém tem estoque, por isso, a tendência é de melhora para o produtor. Sobre o cultivo da manga, ele comentou há mercado específico para a variedade coquinho pelo sabor e que a expectativa é de melhora que assim que empresa do setor atuar em Dracena.
Ainda de acordo com Dias, as regiões de Jabuticabal, Tupã, Herculândia se destacam pela plantação de amendoim. Ele lembrou que na região, as usinas fazem rotação de cultura, plantando amendoim e segundo ele, uma empresa de Parapuã irá se instalar em Junqueirópolis. Ele pontuou que a cultura não é grande geradora de emprego, mas gera renda e casca do amendoim está sendo usada na alimentação do gado.
Uma curiosidade é que Dias observou que amigo agricultor com apenas um abacateiro fez um renda razoável devido à procura pela fruta, o que estimulou um grupo de agricultores em Junqueirópolis a investir na cultura, comprando 1750 mudas de abacate que devem chegar ao município nos próximos dias. Já sobre o período de estiagem, Dias pontuou que a seca prejudicou muito as hortaliças, cana-de-açúcar e as pastagens.
A entrevista completa pode ser assistida novamente no Facebook do Jornal Interativo. O Agro Interativo vai ao ar todos os domingos às 9 horas.