O Sebrae-SP e a FGV realizaram nesta segunda-feira, dia 27, o 3º Encontro de Articulação Regional de Políticas Públicas, em Presidente Prudente. A reunião teve como objetivo de consolidar o compromisso e as responsabilidades das lideranças do território com ações pactuadas nas etapas anteriores do programa.
As cidades da região já haviam sido anteriormente contempladas pelo Sebrae-SP e pela FGV com o mapeamento técnico das políticas públicas de empreendedorismo existentes e, junto aos líderes da governança local, identificaram em laboratórios e encontros iniciados em 2020 os principais desafios do plano distribuídos em quatro eixo prioritários: governança do desenvolvimento, inclusão produtiva, compras públicas e desburocratização.
Diversas ações do plano serão executadas por meio do Programa Consórcio Empreendedor do Sebrae-SP, orientado a dar escala – isto é, mais resultados e mais agilidade – às políticas públicas favoráveis à cidadania empreendedora por meio da cooperação intermunicipal.
Vinte e um municípios da região irão receber a certidão de entrega das soluções previstas na Fase 1 do programa, por meio do qual o Sebrae-SP disponibiliza gratuitamente mais de 120 consultores empenhados junto às prefeituras de 540 municípios paulistas para mais de 90 mil horas de trabalho dedicadas às modernizações das administrações públicas locais.
As cidades são: Adamantina, Caiuá, Dracena, Flórida Paulista, Iepê, João Ramalho, Junqueirópolis, Lucélia, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Sagres, Santa Mercedes, Santo Anastácio e Tupi Paulista.
As reuniões do Programa de Articulação Regional passam a ser itinerantes e ocorrerão em diferentes cidades do Estado até 2022, reforçando a estratégia de valorização de pequenos municípios, descentralização administrativa e integração regional do Sebrae-SP.