DA REDAÇÃO

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefi) realizará neste sábado, 4, das 9h às 12h, na Praça Arthur Pagnozzi a comemoração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência, juntamente com a Virada Inclusiva do Estado de São Paulo.

Desde 2014, o Comdefi atua em Dracena com o objetivo de promover eventos, conscientização e, o principal objetivo, fazer com que os direitos da Pessoa com Deficiência sejam preservados e exercidos, trazendo uma vida mais digna a esse público, afirma o atual presidente Cleber Regiani.

Cleber ainda diz que, todos os meses o Comdefi faz reunião na Secretaria da Educação e que está aberta a toda população, para que possam receber denúncias, ideias, críticas (construtivas) a fim de melhorarem ainda mais a dignidade da Pessoa com Deficiência do município.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência. Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência. A principal ideia desta data é refletir – e pôr em prática – os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

Já a virada Inclusiva, é um evento que acontece no Estado de São Paulo. Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne representantes da sociedade civil organizada e pessoas de todas as classes que, em comunhão, celebram esse dia criando uma agenda que atenda a todos.

A Virada Inclusiva cresce a cada ano, sinal de que cada vez mais pessoas estão aderindo ao movimento pela inclusão da pessoa com deficiência. Isso é fruto do trabalho de todos que acreditaram ser possível realizar atividades para todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não.