DA REDAÇÃO
Neste ano, a campanha brasileira intitulada “Janeiro Branco” chega a sua 9ª edição, colocando temas associados à saúde mental em evidência. O nome da campanha remete ao Ano Novo, como uma “folha ou tela em branco”, onde todos possam ser inspirados a escrever sua própria história, criando metas e buscando incentivar as pessoas a mudarem suas vidas, pensando acerca da própria saúde mental e também de maneira coletiva.
A equipe multiprofissional da Santa Casa de Dracena, juntamente com os membros do GTH – Grupo Técnico de Humanização- preparou diversas ações das quais vem sendo realizadas ao longo do mês.
No decorrer dos primeiros dias do ano, a campanha teve seu início marcada por Educações Continuadas que foram realizadas em diversos setores de trabalho onde a psicóloga pode explicar sobre o tema deste ano, que é “O mundo pede saúde mental” para garantir a qualidade de vida hoje e sempre a todos.
A campanha segue ao longo do mês e tem como público-alvo: colaboradores, usuários e acompanhantes, que recebem informações através de rodas de conversas, além de distribuição de material educativo, entre outras atividades alusivas.
De acordo com a psicóloga articuladora do GTH, Nara Marques, esta campanha, tem por objetivo “estimular e fomentar os debates relacionados à saúde mental, a ideia é conscientizar pessoas de que saúde não significa apenas ausência de doença física, mas também o completo bem-estar mental e social, conforme defini a OMS – Organização Mundial de Saúde-. Cuidar dos aspectos psíquicos é algo imprescindível para que possamos manter a saúde mental equilibrada, é importante adotar um estilo de vida saudável, buscando o controle das emoções, e neste quesito o auxílio profissional adequado somado a psicoterapia propõe um pilar que ajuda muito os indivíduos a compreender suas potencialidades”, afirmou.