LETÍCIA PINHEIRO
DA REDAÇÃO
Nesta sexta-feira, 7, o diretor do Jornal Interativo e do Jornal Regional, do Grupo VF Comunicação, Fernando Pereira, entrevistou o diretor-executivo da Fundec, Edson Kai, e o secretário assistente e diretor de Comunicação, Fernando Nunes. A entrevista completa pode ser vista no Facebook do Jornal Interativo.
Logo no começo da entrevista, Edson Kai revelou que em novembro deste ano será realizada a formatura da 1ª turma da faculdade de Medicina e contou como foi percorrer este processo de praticamente 6 anos, desde a implantação do curso até a conclusão neste ano. “Foi uma experiência difícil, com várias incógnitas como não tínhamos experiência. Medicina é algo diferente, tem questões peculiares, tem alguns cuidados. Agradeço o apoio de todos os parceiros: municípios (administração municipal) de Dracena, Ouro Verde, Junqueirópolis, Tupi Paulista, Câmara Municipal de Dracena e da Santa Casa. Levamos um curso de muita qualidade aos pacientes, em questão de um ano mudou, uma nova qualidade de atendimentos no município”, afirmou.
Fernando Nunes salientou o acolhimento, a receptividade da população dracenense. Comentou que o vestibular já contou com candidatos de 16 estados do Brasil e no último vestibular foram 9 candidatos/vaga, que o curso é regional uma vez que utiliza toda a estrutura da região: santas casas e o internato na Santa Casa de Presidente Venceslau.
Kai informou que desde o ano passado, cerca de 36 alunos viajam de ônibus todos os dias para Presidente Venceslau e que a compra do veículo foi possível graças ao auxílio do ex-deputado no Rio Grande do Sul, Mauro Pereira, que nasceu em Dracena e possui familiares na cidade.
Ambos também destacaram o apoio da Amnap, Unipontal, Presidente Epitácio e Andradina, na época de instalação do curso.
Kai falou sobre os projetos para este ano. “Estamos buscando possibilidades na saúde terciária (alta complexidade), nas áreas de hemodinâmica (cardiologia) e neurocirurgia, desde o segundo semestre do ano passado, junto ao Governo do Estado, já tivemos reuniões com o secretário estadual de Saúde”.
Ele pontuou que a sinergia entre a Santa Casa, faculdade de Medicina e a Prefeitura de Dracena possibilita o trabalho junto ao governo federal para o credenciamento da Santa Casa como Hospital de Ensino, o que traria mais recursos do governo federal com o mesmo número de leitos, além do status. Kai ainda revelou que o prefeito André Lemos está buscando residência médica nas áreas de pediatria e ginecologia e obstetrícia. E, mais uma vez destacou o apoio de todos os membros da diretoria da Santa Casa, atualmente e em anos anteriores.
Falando sobre a pandemia e o desenvolvimento da tecnologia no setor educacional, Kai contou que antes mesmo da pandemia já estava ocorrendo a capacitação dos professores do Colégio Anglo-Cid, o que ajudou para enfrentar o problema de uma forma mais adequada para o momento e a equipe não parou de trabalhar um dia. Em 2022, a Fundec completa 54 anos e o Colégio Anglo-Cid completa 50 anos.
Sobre a busca do Centro Universitário, os diretores consideraram que o trabalho continua uma vez que os jovens necessitam de capacitação. No próximo mês deverá ocorrer o lançamento do Colégio Integrado e dos interessados nos demais cursos superiores da Unifadra e cursos técnicos do CEP/UME podem buscar a instituição para informações sobre vestibular e inscrições.
Em sua mensagem final, Fernando Nunes lembrou que o trabalho da Unifadra/Fundec é para a população. “Nosso trabalho é para o semelhante”, disse.
Antes de sua mensagem final, Kai agradeceu a toda imprensa, em especial ao Edir Gonçalves e família pelos anos de dedicação ao fundar o JR, ao diretor Fernando Pereira e equipe falou sobre esperança. “Que a esperança reacenda dentro de todos nós, em 2022, coisas boas vão acontecer independentemente dos problemas”, finalizou.