DA REDAÇÃO
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela organização Todos Pela Educação, a evasão escolar chegou a 171,1% no ano de 2021, graças a pandemia causada pelo Coronavírus e a dificuldade orçamentária das famílias. Mas 2022 promete mudar esse cenário. Com a vacinação de crianças e adolescentes avançando e com o ano letivo prestes a começar, e o plano de retomada das aulas presenciais em vigor, é esperado que a procura por escolas e o número de matrículas se intensifique.
E, com isso, volta a dúvida comum às famílias: qual melhor escola para meu filho? Nos últimos dois anos a educação básica precisou se adaptar e passou por grandes transformações. Muitas tecnologias foram incorporadas às salas de aula, como medidas de emergência, e se mantiveram.
Com tantas novidades na área educacional e opções cada vez mais diversificadas, é custoso saber o que se deve considerar para fazer a melhor escolha. Para auxiliar na escolha, a fundadora e diretora pedagógica da Escola Mais, Marina Nordi Castellani, dá algumas dicas:
OLHAR A LOCALIZAÇÃO
A distância de casa ou do trabalho é um aspecto importante pensando na dinâmica familiar pós-pandemia, principalmente em grandes centros. A maioria dos pais começaram a trabalhar em home office – e muitos permanecerão -, por isso é interessante ter a escola próxima de casa e evitar deslocamento com as crianças. Além disso, vale fazer um levantamento de gastos de deslocamento com van escolar, gasolina, etc e ver o que compensa. Afinal, o aspecto financeiro conta bastante nessa escolha.
TENHA EM VISTA O INVESTIMENTO QUE PODE FAZER
As mensalidades escolares podem ter uma grande variação de preço a depender de localização, período, atividades no contraturno e materiais, que normalmente são cobrados à parte e pesam muito no valor total. É importante estabelecer um teto e buscar pelo melhor custo benefício. A dica é aliar experiência de alta qualidade com valor mensal acessível, já incluindo os custos com o material didático.
A ESTRUTURA É MUITO IMPORTANTE
Um ambiente adequado para os estudos tem grande influência no desempenho escolar dos estudantes. Considere agendar uma visita na escola para avaliar se o local é arejado, bem iluminado, se possui móveis com a ergonomia adequada etc. Avaliar se os espaços da escolas são concebidos de acordo com a proposta pedagógica também é um critério de qualidade. Quanto maior o planejamento da escola, mais comprometida ela estará para implementar seu projeto pedagógico. Conforto e conceito são muito importantes!
NÃO ESQUEÇA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Com um país diverso em tantos sentidos é natural que a educação também seja. Há escolas que optam por linhas pedagógicas mais clássicas, outras mais modernas e isso reflete desde o estilo de aula até a forma de avaliação dos alunos. Algumas instituições desenvolvem sua própria metodologia e criam seus materiais e apostilas, enquanto outras preferem adotar um sistema de ensino com um formato mais fechado. As primeiras, normalmente estão mais engajadas nas pesquisas e discussões mais atuais da área da Educação. Na hora da escolha, tudo vai depender de quais são suas expectativas.
BUSQUE REFERÊNCIAS
O boca a boca nunca sai de moda e reputação é algo construído no longo prazo com um trabalho de qualidade, por isso, é fundamental ouvir o que outros pais e responsáveis dizem da escola. Além de consultar pessoas, aproveite para dar uma olhada nas redes sociais, ler os comentários recentes e até avaliar a receptividade, resolução e tempo de resposta em canais de suporte online.