DA REDAÇÃO

Na terça-feira, 8, no plenário da Câmara Municipal, foi realizada reunião extraordinária de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC Extraordinária). O assunto foi apresentado por integrantes do IBGE – Francisco Garrido Barcia, chefe da unidade estadual do órgão em São Paulo; Rafael Gutierre Carvalho, gerente de agências do IBGE do Estado de São Paulo; Airton Romanini Junior, chefe da agência local do IBGE e o coordenador censitário de subárea Felipe Codo.

As autoridades que marcaram presença foram o prefeito André Lemos; o presidente do Legislativo Claudinei Millan Pessoa e o também vereador Célio Ferregutti; o juiz de direito diretor do Fórum local, Marcus Frazão Frota e o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) Luciano Gerlin da Silva. A diretora da Câmara Municipal Aparecida Souza Alves e demais integrantes da equipe do legislativo também estiveram presentes.

Francisco Barcia, chefe da unidade estadual do IBGE se deslocou da capital paulista para participar da reunião. Ele citou que é importante que a sociedade saiba como está funcionando o censo na cidade.

Houve explanação de como serão realizados os trabalhos, cuja data de início de visitação a população é 1° de agosto deste ano.

O prefeito André Lemos frisou que Dracena está em plena expansão e, espera assim como as demais autoridades participantes da reunião que o número da população habitacional da cidade tenha aumentado expressivamente nos últimos anos.

De acordo com a estimativa do IBGE, até no ano passado a cidade tinha 47.287 pessoas. O último censo, em 2010, apontou 43.258 pessoas.

O prefeito comentou que acompanhará de perto o trabalho feito pelo IBGE neste censo na cidade. “Não podemos perder representatividade no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e, isso está diretamente ligado ao nosso objetivo que é oferecer uma melhor qualidade de vida a população”, afirmou se colocando a disposição do IBGE.

Dr. Marcus Frazão também falou da necessidade de o censo apresentar a realidade mais próxima possível sobre os dados da cidade. Colocou-se a disposição para o que precisar afirmando que Dracena tem necessidades e o resultado do censo irá impactar na realidade prática da cidade.

O mesmo posicionamento teve o presidente da ACE Luciano Gerlin se colocando a disposição do IBGE.

O chefe da agência local do IBGE, Airton Romanini Junior, explicou que a reunião tratou sobre a importância do Censo Demográfico e os benefícios para o município e sua população; apresentação dos preparativos do censo e da equipe local do Censo, andamento do processo seletivo simplificado e vagas disponíveis; os participantes também foram informados sobre o local do posto de coleta e a sala para treinamento da equipe Censitária, algumas metodologias da coleta foram explicadas e as dúvidas foram esclarecidas. Também foi solicitado apoio na divulgação do censo por meio das entidades, órgãos e pessoas envolvidas com a sociedade.

Dracena contará com 44 recenseadores para colher as informações necessárias do município.