DA REDAÇÃO

O prefeito André Lemos, acompanhado do diretor de Desenvolvimento Econômico local Nestor Tobias Filho, esteve na Câmara de Comércio e Indústria Brasil Iraque, na capital paulista, no último dia 8 de fevereiro. A reunião foi com o presidente da Câmara Brasil Iraque Nawfal Assa Mossa Alssabak e o vice-presidente Jalal Jamel Dawood Chaya.

André explicou que está em busca de investimentos para o município, também na área industrial. “Iniciamos diálogos e estudos para que sejam instaladas em Dracena, duas indústrias para atender exclusivamente o mercado árabe”. O prefeito ressaltou que a previsão é de que com a instalação das indústrias na cidade, sejam gerados mais de 500 empregos entre diretos e indiretos.

O próximo passo agora, segundo André, é a visita dos representantes da Câmara Brasil Iraque ao município, para conhecer e verificar possíveis áreas.

CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA BRASIL IRAQUE

Fundada em 2003 por um grupo de executivos brasileiros e iraquianos, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Iraque (CCIBI) surgiu a fim de restabelecer as relações entre o Brasil e o Iraque após o término do embargo da ONU.

A Câmara foi registrada no Brasil como uma organização sem fins lucrativos, e no Iraque, sob o n. º 2D18284. Para assegurar, posteriormente, o devido reconhecimento de suas ações, a Câmara também foi registrada junto à Federação das Câmaras de Comércio Exterior brasileira, à Federação das Câmaras de Comércio iraquiana e à Câmara de Comércio Internacional (ICC).

Desde a sua constituição, a CCIBI tem estimulado o desenvolvimento econômico do Brasil através do aumento das exportações e auxiliado a reconstruir o Iraque com o apoio a fornecedores brasileiros confiáveis, com produtos e serviços de alta qualidade e custos competitivos internacionalmente. Além disso, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Iraque certifica todos os produtos brasileiros que tem o Iraque como destino final e emite inclusive Certificados de Origem.

Além do seu esforço comercial, a Câmara tem desenvolvido e facilitado atividades culturais e sociais que reforçaram a cooperação entre o Brasil e o Iraque em muitas áreas.

Dessa forma, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Iraque vem contribuindo para o estabelecimento de um canal direto entre empresários brasileiros e iraquianos e para o fomento do comércio bilateral entre os dois países, almejando retomar e até mesmo superar os altos níveis de cooperação que outrora uniram Brasil e Iraque.