DA REDAÇÃO
Com o retorno das aulas presenciais nas unidades de ensino, também foram retomadas as atividades do Proerd na área da 4ª Cia PM, que estava suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus.
Para este semestre, o Proerd deve trabalhar os alunos das turmas do 1º, 5º e 7º ano, nos municípios de Panorama, Santa Mercedes e Paulicéia, nas escolas municipais, estaduais e particulares. O Proerd é direcionado à proteção do público infanto-juvenil e irá contemplar mais de 730 alunos nesse semestre.
De acordo com o policial militar e instrutor Cb PM Abreu, o Proerd é um trabalho feito entre polícia, escola, alunos e pais. Eles recebem um material planejado e cientificamente comprovado, que permite ao instrutor, transmitir técnicas para os alunos se sobressaírem de situações (de risco), como pressão de grupo, pressão de amigos e violência na escola, bem como refletir antes de tomar suas decisões e a estar preparados para dizer não à oferta de drogas e se tornar multiplicadores das informações obtidas durante o curso.
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado nos Estados Unidos em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países pelo mundo. No Brasil ele chegou em 1992, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
Em 2004, o Proerd também recebeu o Prêmio “Racine” que é um importante prêmio nacional, voltado para a empresa que comprovem qualidade e desenvolvimento na área de saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.