LETÍCIA PINHEIRO
DA REDAÇÃO
Nesta semana, apresentamos capa da edição nº 428 do dia 24 de março de 1992, na coluna “Memória Regional”. Há 30 anos, o Jornal Regional circulava três vezes por semana – às terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados – e a edição avulsa era comercializada a CR$ 700,00. A sede do JR (Redação e Oficia) estava localizada na Rua Virgilio Pagnozzi 204.
Uma briga envolvendo andarilhos no pátio da antiga estação ferroviária da FEPASA levava um deles a ser atendido na Santa Casa local, como podemos ler em: “Briga de andarilhos com um ferido grave”.
Na editoria de política, a matéria “Secretário libera equipamentos” informava que o então secretário de Estado da Saúde Nader Waffae visitava a região e confirmava a liberação de 77 milhões de cruzeiros para a aquisição de equipamentos para a implantação do posto de Saúde no Jardim Alvorada, em Dracena, o secretário já havia liberado 40 milhões de cruzeiros para o término do prédio.
Já na matéria “Ruas estão sendo recuperadas”, os leitores ficavam sabendo que empresa privada tomava providências para recuperar ruas danificadas com a construção de caixas subterrâneas para abrigar cabos telefônicos.
Em “Dracena perde pioneiros”, a comunidade lamentava o falecimento de dois pioneiros naquele fim de semana: Joaquim Antonio Custódio e a professora Guiomar Correa Augusto da Silva, que era presidente da então Casa do Pequeno Trabalhador, atual Instituição Novo Amanhecer (INA), que encaminha jovens para o mercado de trabalho.
Na editoria de região, o jornal trazia entrevista com o então prefeito de Monte Castelo José Sadao Koshyama, que comentava sobre a pretensão de concluir em seu mandato todas as obras iniciadas pela administração, como é observado em “Sadao agiliza obras”.
Ainda tratando do cenário político, em Dracena, o então vereador do PRN, José Garcia Martins, era candidato a sucessão de José Claudio Grando se mostrava aberto ao diálogo e conversando com todos os grupos políticos, veja em “Zezinho Garcia é candidato a prefeito”.
Os sócios do extinto XTC (Xadrez Tênis Clube) reelegiam o então presidente do clube, como podemos lembrar em: “Pagnozzi reeleito no Xadrez”, o então vereador peemedebista Waldomiro Paggnozi Mayo foi reeleito do presidente do Xadrez Tênis Clube, pela chapa Trabalho e Moralidade com 225 votos contra 115 votos ao grupo Rumos Novos.
No setor da Habitação, a matéria “Casas populares em abril” informava que o núcleo habitacional Emílio Zanata seria inaugurado possivelmente em abril quando todas as residências tivessem água e energia elétrica e as ruas boas condições de tráfego.
Já na editoria de Esporte, começavam os trabalhos para realização dos Jogos Regionais em Dracena uma vez que o então prefeito recebia uma comissão para tratar do assunto: “Prefeito recebe comissão”.
Em tempo, “Memória Regional” tem como objetivo único e exclusivo compartilhar com os leitores o vasto acervo construído diariamente ao longo dos anos nessas mais de 8 mil edições – estamos mais perto das 9 mil edições – não é nosso objetivo expor a imagem tampouco a intimidade de pessoas e casos passados, respeitando os princípios jurídicos e a legislação atual. Até a próxima!