Consumidor que tiver dívidas com bancos poderão negociar avisa o Procon local

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

DA REDAÇÃO

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, em parceria com o Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor e Procons, coordenará, no período de 7 a 31 de março, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa beneficiará durante o mês de março o consumidor que tiver dívidas em atrasos com instituições financeiras, sendo que as dívidas serão negociadas pelos canais internos dos bancos e por meio da plataforma de mediação de conflitos consumidor.gov.br, que conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras. Além da negociação de dívidas, o consumidor terá acesso a conteúdo exclusivo de orientação financeira com sugestões para gerir o orçamento doméstico, trocar dívidas mais caras por mais baratas e evitar endividamento de risco.

Foi desenvolvida uma página específica para a iniciativa (www.mutirao.febraban.org.br), por meio da qual o consumidor será direcionado ao conteúdo de orientação financeira e aos canais para negociação.

LANÇAMENTO

Ainda em março será lançado o Programa de Incentivos da Nova Plataforma de Educação Financeira Meu Bolso em Dia FEBRABAN, desenvolvida em parceria com o Banco Central. A plataforma, aberta e totalmente gratuita, possui trilhas personalizadas para diferentes níveis de conhecimento e perfil de usuário, tem o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro I-SFB integrado ao seu sistema de diagnóstico, recomendação de conteúdo e agora passará a contar com o resgate de incentivos. Os consumidores conseguirão acumular pontos no decorrer do seu aprendizado e resgatar incentivos exclusivos, oferecidos pelos bancos, de acordo com cada perfil de cliente. A nova Plataforma Meu Bolso em Dia FEBRABAN será um importante instrumento de orientação e prevenção do endividamento de risco. Maiores informações podem ser obtidas por meio do e-mail cidadaniafinanceira@febraban.org.br