Shows marcam aniversário de 77 anos de Ouro Verde

A foto do grupo Jazz Ouro Verde deixa evidente a forte ligação da população do município com a música

LETÍCIA PINHEIRO

DA REDAÇÃO

Para comemorar o aniversário de 77 anos do município de Ouro Verde, a Prefeitura organizou programação especial na noite desta terça-feira, 22, véspera do aniversário.  O evento “Eu amo Ouro Verde” terá início a partir das 19h, quando a população poderá curtir o parque de diversões, barracas e algodão doce e pipocas, carreta da alegria, shows com RV&h, Nayara Galvão,  Vaguinho Animal, Paulo Maya, Gabrielli e Josimar.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza missa solene em comemoração ao aniversário nesta terça-feira, 22, às 18h. O prefeito de Ouro Verde é Claudinei dos Santos e vice-prefeito é Fabrício de Oliveira Lopes.

 

HISTÓRIA

Em 3 de março de 1945, Olavo Ribeiro do Val, no intuito de fundar um povoado, adquiriu 800 alqueires de terra na conhecida região Zona da Mata, na comarca de Lucélia. O lugar escolhido, marginando o espigão do Rio do Peixe e Marrecas, passou a chamar Ouro Verde, em virtude de suas terras prestarem ao plantio do café (Ouro Verde do Brasil).

A princípio tudo foi muito difícil, pois não havia comunicação de espécie alguma. Como não havia acesso, foram abertas várias picadas que iam ter ao local onde iniciaram as derrubadas de matas e lotearam terras a fim de abrirem o futuro povoado.

Devido a falta de comunicação, tornava-se quase impossível o povoamento do lugar. Para acabar essa dificuldade, abriram-se estradas ligando o povoamento às cidades vizinhas. Começa então a progredir o novo núcleo.

Os esforços, para o melhoramento do município foram intensos e árduos, pois havia na época cidades que começaram a atrapalhar o ritmo de progresso acelerado que Ouro Verde estava tomando. A iluminação na época era precária, mas havia o fornecimento de energia por um motor de propriedade do Sr. João Peão, que mais tarde passou para o Sr. Olavo Ribeiro do Val, que adaptou um dínamo num trator.

A população já aumentava. Fazia-se necessário um clube onde realizariam-se bailes e passassem filmes. Com o desenvolvimento da agricultura principalmente do café, teve início o grande surto econômico da população.

Em fase do grande e rápido progresso, foi Ouro Verde elevado a categoria de Distrito de Paz, com terras desmembradas do Distrito de Gracianópolis (hoje Tupi Paulista), a 21 de dezembro de 1948. Foi elevado a município da comarca de Dracena a 30 de dezembro de 1953, sendo instalado a 1º de janeiro de 1954. Como município, ficou constituído Arabela, distrito de Ouro Verde. Teve seu primeiro prefeito, o Sr. Antonio Ortega Criado. (Fonte: Agência do IBGE em Dracena).

HINO

Confira um trecho do Hino a Ouro Verde de autoria do saudoso maestro Aécio de Féo Flora.

 

Tudo aqui era mata fechada

Quando um dia o paulista chegou

Palmilhando uma rude picada

E cidade abençoada plantou.

Ouro Verde nasceu da bravura

Pela Fé de uma gente que veio

Trabalhar, buscar Paz e Fartura

Que este solo lhe deu por esteio!

 

ESTRIBILHO

 

Quanto amor, Ouro Verde querida,

No seu filho que a aclama e bendiz

O labor que é a essência da vida

E que faz uma gente feliz!

 

CURIOSIDADE

Você sabia que Ouro Verde é considerado o berço do Projeto Guri? Sim, o primeiro embrião do Projeto Guri nasceu no município. De acordo com informações disponíveis no site da Prefeitura e na edição comemorativa em homenagem aos 15 anos do Projeto Guri, o Centro Cultural de Ouro Verde foi criado na década de 1990, permitindo o contato das crianças com a arte e com a educação musical. Com o passar dos anos, o belo trabalho desenvolvido no município inspirou a criação do Guri pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

 

Cedida Memorial dos Municípios
Serraria de Ouro Verde em 1949
Cedida Memorial dos Municípios
O fundador de Ouro Verde Olavo Ribeiro do Val