Fera em Ação: projeto do Anglo-CID já apresenta bons resultados

Projeto tem facilitado a compreensão de conhecimentos teóricos, o que tem permitido aos alunos entenderem suas aplicações em atividades cotidianas

Cedida Assessoria
O projeto piloto no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II aplicar metodologias ativas ao conteúdo das apostilas Anglo

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

UNIFADRA/FUNDEC

Iniciado há apenas 2 meses como um projeto piloto no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, o Fera em Ação propõe aplicar metodologias ativas ao conteúdo das apostilas Anglo para ampliar este novo formato de ensino-aprendizagem no colégio Anglo-CID de Dracena – e já tem apresentado resultados positivos.

Segundo as coordenadoras do projeto, Amanda Matreiro e Rosana Ramos Socha de Araújo, os alunos têm mostrado muito interesse e empolgação durante as aulas, participam, opinam, argumentam e debatem, porque constantemente têm aulas de diferentes áreas que se relacionam com atividades diversas e se tornam muito mais interessantes.

Elas também relatam ter percebido que o aprendizado é significativo e, no momento de trabalhar os módulos das apostilas, os alunos já possuem pré-requisitos que os permitem compreender a utilidade dos conteúdos na vida diária.

As coordenadoras ressaltam que com o uso de variadas ferramentas presentes nas metodologias ativas, como aprendizagem em equipes, atividades maker, rotação por estações, debates, trabalho de campo, uso de tecnologia e portfólios, as atividades são uma verdadeira “mão na massa” e até os professores se sentem motivados, pois observam a produtividade de suas aulas.

Eulália Pires Fava, diretora do Anglo-CID, acrescenta que este projeto inovador está movimentando todo o ambiente escolar e despertando um novo sentido para a aprendizagem significativa dos alunos.

“Tem sido muito gratificante ouvir os relatos de professores e alunos, pois muitas novidades estão sendo trazidas para dentro da sala de aula. Os professores trabalham em duplas nessas aulas e fazem uma parceria pedagógica interessante com as diferentes disciplinas. O entusiasmo e a alegria durante essas aulas têm sido contagiante”, finaliza a diretora.

Como funcionam as aulas do Fera em Ação

O levantamento do conteúdo das apostilas Anglo é feito bimestralmente. A cada semana, os professores agrupam-se em duplas para relacionar duas ou mais áreas e compor a aula da semana seguinte. Assim, desenvolvem as atividades em conjunto, explorando as ferramentas de metodologias ativas. Além disso, procuram aplicar o conteúdo que será estudado pelos alunos em atividades do dia a dia, colocando o aluno como protagonista do processo.

Time de professores multiáreas: Amanda Matreiro (Matemática e Robótica), Cristhiane Fabro Flora (Linguagens), Jeisson Emerson Casimiro Ferrari (Ciências Físicas e Biológicas), Marcela Alexandra da Silva (Matemática), Nilton Cesar Pereira Pinto (Ciências Humanas e Espanhol), Nathalia Franscine Pinto (Ciências Humanas e Robótica), Ricardo Rodrigues Fortes (Ciências Humanas) e Tiago Breve da Silva (Ciências Físicas e Biológicas).

Exemplos de aulas: veja um vídeo sobre como foram relacionadas as disciplinas e quais as atividades desenvolvidas em nosso canal oficial: https://youtu.be/k0_IvFRUkcg