DA REDAÇÃO
A 49ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, e sua Comissão da Mulher Advogada, informam a concretização do “Programa OAB por elas” em Dracena. A Subseção busca auxílio na disseminação de informações e conhecimento, contribuindo na construção de uma cultura de proteção efetiva às mulheres e meninas vítimas da violência doméstica ou familiar provocada por um homem.
A violência contra as mulheres é uma grave violação de direitos humanos, com consequência de longo prazo para o bem-estar, saúde, segurança, independência econômica e formação educacional das mulheres, bem como no desenvolvimento da sociedade e países (ONU,2006ª).
Segundo estimativa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública construída a partir dos 1319 feminicídios ocorridos em 2021, cruzada com a taxa de fecundidade média das brasileiras, chegou-se ao número de 2321 órfãos do feminicídio no ano passado.
Somente no município de Dracena, nos primeiros cinco meses de 2022, tivemos três casos de feminicídio. Pessoas perderam suas mães para a violência. A família toda foi destruída pela violência, pelo machismo, pelo ódio.
A OAB/Dracena, a Delegacia Seccional/Delegacia da Mulher, o Poder Judiciário e o Ministério Público se uniram buscando eliminar as violências contra mulheres e meninas e, em parceria, realizarão o primeiro aprendizado transformador de realidades sobre a Lei Maria da Penha, na busca de trazer informações e conhecimento para que possamos construir e manter relacionamentos saudáveis para o desenvolvimento da sociedade dracenense e da região.
Dessa forma, valendo-se sempre do poder do diálogo como instrumento de divulgação de informações e conhecimento, para ampliar a proteção de nossas mulheres e meninas contra todas as formas de violência, especialmente contra crimes de estupro e feminicídios que acontecem dentro de uma casa, convidamos todas as pessoas a nos ajudarem, divulgando e, sobretudo, participando de um momento de aprendizado transformador.
Serão realizados minicursos, conforme programação em anexo. A transmissão será ao vivo via YouTube, no canal da OAB Dracena (https://youtube.com/channel/UCjUQMeeqp1WgsmMYpyyDHMA), podendo ser acompanhada pelos participantes de forma online ou, presencialmente no auditório da Casa da Advocacia, à Rua Bolívia, 53, Dracena, todas as terças feiras do mês de junho, 7, 14, 21 e 28, onde serão compartilhadas vivências e experiências profissionais, para conhecermos e operarmos a Lei Maria da Penha.
A inscrições deverão ser realizadas pelo link a seguir: https://www.sympla.com.br/como-operar-de-modo-eficaz-a-lei-maria-da-penha__1585787
A emissão do certificado está condicionada a inscrição pelo link acima.