DA REDAÇÃO
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena e da Delegacia de Polícia de Nova Guataporanga, realizou uma palestra na sexta-feira (10) a aproximadamente 50 estudantes do ensino médio e professores da Escola Estadual Jacinto Pernas Gomato, da cidade de Nova Guataporanga. Durante o evento foi destacada a importância da prevenção e conscientização sobre risco do uso nocivo de drogas. A Escola Estadual Jacinto Pernas Gomato faz parte do Programa de Ensino Integral – PEI, implementado pela Secretaria de Educação de São Paulo.
O evento ocorreu em uma sala de aula apropriada para projeção de multimídia, e foi apresentado pelo agente policial Reginaldo Rosa, que abordou sobre os vários tipos de drogas e as consequências da dependência química. Ressaltou ainda que, de acordo com dados estáticos, do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, 83% dos jovens de 15 a 25 anos de idade experimentam algum de tipo de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, por curiosidade.
O policial civil enfatizou que é de suma importância a oportunidade de discutir a temática das drogas no ambiente escolar, visto fazer parte do convívio social dos estudantes. E o trabalho prevenção tem que ser constante, uma vez que a conscientização dos adolescentes e jovens é o principal caminho para diminuir a demanda da drogadição precoce, buscando neste momento a opção para seu futuro, a decisão de uma melhor qualidade de vida e saúde.
Ao encerrar as explanações, o policial civil Reginaldo Rosa recebeu os aplausos dos participantes e agradecimento da direção da escola pelo evento realizado.