Autoridades municipais se reúnem com equipe do censo do IBGE e ressaltam a importância da pesquisa para a cidade

Cedida Prefeitura
Autoridades presentes no evento

DA REDAÇÃO

No auditório do SENAI de Dracena, na semana passada, houve reunião para tratar a realização do CENSO 2022, cuja coleta de informações já foi iniciada neste mês de agosto. Participaram além da equipe de recenseadores, autoridades municipais, como o prefeito André Lemos; o presidente do Legislativo vereador Claudinei Millan Pessoa (Melão); o diretor do Fórum local o juiz Marcus Frazão; o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) Luciano Gerlin e os representantes do IBGE Francisco Garrido Barcia; chefe da unidade estadual do órgão em São Paulo e Airton Romanini Junior, chefe da agência local do IBGE.
As autoridades fizeram uso da palavra ressaltando a importância da coleta de dados ser o mais próximo da realidade possível.
É notável que Dracena teve um crescimento considerável no último CENSO (2010) para os dias atuais, sendo nítido para toda população o aumento de bairros novos na cidade.
O prefeito André citou que é muito importante que a pesquisa mostre realmente o crescimento da cidade, a fim de que o Governo Federal aumente o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
De acordo com Decreto-Lei nº 1.881, cada faixa de população determina os coeficientes de distribuição do FPM: que são variáveis em 16 faixas até o limite de Acima de 156.216 habitantes, mas – acima deste número – o coeficiente máximo torna-se fixo.
Dracena conta com 44 recenseadores para colher as informações necessárias do município.
As autoridades pedem também para a população receber os recenseadores sem receio, porque todos estão devidamente identificados com colete, crachá de identificação com foto e Qrcode que em caso de dúvida sobre a identificação do entrevistador, o morador poderá verificar informações pelo site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181. Caso o morador não queira receber dentro de casa, pode responder do lado de fora da residência.
Esses profissionais também seguem o protocolo sanitário necessário contra a Covid-19: máscara, higienização das mãos/álcool gel e distanciamento social. As visitas poderão ocorrer após as 18 horas e também aos sábados, domingos e feriados, a fim de localizar os moradores em seus domicílios, caso o recenseador não encontre o morador deverá retornar aos domicílios por pelos menos 4 vezes em dias em horários alternados, também deixará um informativo para que o morador entre em contato com os recenseadores, e por teremos a visita de supervisores para verificar se todos os domicílios foram visitados para que não haja omissões.