DIRETORIA DA FCAT
Neste mês de agosto, a Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Unesp, Câmpus de Dracena está completando 19 anos de contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão, não somente para Dracena e região, mas também para o Brasil e o exterior.
A Faculdade está instalada em uma área de 53 hectares situada às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 651, e conta com diversas instalações físicas, que abrigam salas de aulas, biblioteca, administração, sala de docentes, laboratórios didáticos e de pesquisa, cantina, auditório, instalações agropecuárias, entre outros, em uma área total construída de 8.600 m2.
Atualmente, a FCAT conta com os cursos de graduação em Zootecnia (200 alunos) e Engenharia Agronômica (235 alunos), ambos com o mínimo de 50% das vagas destinadas a alunos de provenientes de escolas públicas, e o curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Animal (50 alunos), este último em parceria com o Câmpus de Ilha Solteira. Ainda, vários docentes de nosso Câmpus estão credenciados para orientar alunos em cursos de pós-graduação sediados em outras unidades da Unesp (Ilha Solteira, Jaboticabal e Botucatu).
Além de vários projetos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo, a FCAT executa projetos e programas de extensão que são oferecidos anualmente à comunidade externa, tais como o Cursinho Pré-Vestibular Alvo, que acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Dracena e oferece aulas no período noturno para alunos de escolas públicas de Dracena e região que querem se preparar para o vestibular ou ENEM, e a Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade, que acontece em parceria com a Unifadra .
Além dos cerca de 500 estudantes, na FCAT há 39 docentes, 50 técnico-administrativos e 18 funcionários terceirizados, que moram em Dracena e região e que movimentam a economia desses locais, principalmente o mercado imobiliário e o comércio em geral.
Portanto, nesses 19 anos de existência, a FCAT vem oferecendo ensino público e gratuito de excelente qualidade, realizando pesquisas de reconhecimento nacional e internacional e proporcionando à comunidade serviços de extensão em diferentes áreas. São muitos ainda os desafios externos e internos que a universidade pública continua a enfrentar, principalmente durante a pandemia do Covid-19, como, por exemplo, continuar oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade, ao lado da crescente demanda de inclusão social.