Dracena contará com serviço inédito na área de Neurologia
DA REDAÇÃO
Nesta terça-feira, 13, às 19h30, no Auditório da Fundec, a Prefeitura de Dracena, através da Secretaria da Saúde, a Câmara Municipal, a Santa Casa e a Fundação Dracenense de Educação e Cultura realizarão o lançamento da especialidade de alta complexidade em neurocirurgia.
Pela primeira vez na história da ‘Cidade Milagre’, passará a ser oferecido atendimento de neurocirurgia a pacientes moradores de Dracena que necessitarem de tal especialidade a partir desta parceria firmada.
O prefeito André Lemos explicou que no primeiro momento será oferecido o atendimento clínico aos pacientes. “Se um morador sofrer um AVC, acidente ou trauma, após ser socorrido até ao PAM receberá o atendimento e depois dependendo da necessidade será encaminhado para a Santa Casa. Hoje esse paciente tem que aguardar na fila da CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde para receber o atendimento e isso pode causar perdas de vidas ou sequelas permanentes como consequência de atendimento tardio”.
Tanto o prefeito quanto a secretária de Saúde Cláudia Luginick afirmam que esse serviço só está sendo possível ser concretizado devido a tão importante parceria entre a Saúde municipal, Fundec e Santa Casa.
“É um investimento milionário que estamos fazendo juntos para oferecer maior qualidade de vida ao nosso povo. A equipe que estará à frente deste serviço será formada por quatro médicos, sendo três neuroclínicos e um neurocirurgião. Vamos oferecer repasses financeiros à Santa Casa e custear os atendimentos ambulatoriais na especialidade; a Santa Casa irá também dispender de recursos para tal serviço, além de oferecer o centro cirúrgico e toda a estrutura do hospital e a Fundec também investirá recursos para compra de equipamentos e manutenção do serviço de alta complexidade.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec comenta: “A Faculdade de Medicina (UNIFADRA Dracena) também impactou positivamente nos avanços da saúde em nosso município e, com certeza, a vinda de novos profissionais da área da Saúde, fazendo com que nos fortaleçamos muito mais como polo neste setor”.
O provedor da Santa Casa, Celso Xavier Santin afirma que é com enorme satisfação que a Diretoria da Santa Casa inicia mais um serviço médico de especialidade – neurologia (é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso, especificamente, lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, parassimpático e simpático incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos).
Especialidade essencial nas emergências de acidente vascular cerebral e traumas, viabilizado através do protagonismo da Santa Casa, a visão pedagógica da FUNDEC e a preocupação com o bem-estar social proporcionado pela Prefeitura de Dracena, numa conjugação de esforços que permitirá um atendimento de alta complexidade, com um único propósito: salvar vidas.
Celso Santin conta ainda que a unidade recrutou a equipe de profissionais médicos, especialistas, sob a coordenação do Dr. Carlos Alberto dos Santos Filho.
“A disponibilização dos serviços será gradativa, iniciando com um ambulatório de neurologia a partir do dia 1º de outubro, seguindo para implantação dos serviços de neurocirurgia, adquirindo as malas específicas para o trabalho (ferramental próprio), financiado pela FUNDEC e o custeio pela Prefeitura”.
A secretária de Saúde Cláudia Luginick explica que ao mesmo tempo, a pasta dará prosseguindo as finalizações para proceder ao atendimento da neuroclínica, que será disponibilizada ao atendimento dos pacientes dracenenses.
Cláudia pontua a diferença entre a neurocirurgia e a neuroclínica. Ela informa que a neurocirurgia é voltada àqueles que sofreram algum tipo de acidente atingindo a cabeça ou um AVC, por exemplo, e o município que não tem um médico nesta especialidade, o paciente precisa ficar horas na fila da CROSS aguardando a avaliação do neuro. “Vamos passar a oferecer essa especialidade e atender esses tipos de ocorrências que devem ser atendidas o mais rápido possível, na chamada ‘hora ouro’, com a avaliação do neurocirurgião. Se for necessário medicação ou encaminhamento para cirurgia ou drenagem podendo ser efetuado o procedimento aqui na cidade, o neurocirurgião fará imediatamente. Agora se não for possível, o paciente será incluído na CROSS, porém já avaliado por um neurocirurgião, com isso, a situação deverá ter mais agilidade quando o paciente for recebido pela outra unidade de saúde.
A neuroclínica por sua vez é voltada para atender àqueles pacientes que já estão nas filas, por não haver essa especialidade na cidade e, o nosso município contará também com esse serviço.
A secretária de Saúde afirma que até quinta-feira, 8, aguardavam na fila para consulta com um neuroclínico, 1.282 pacientes. “No caso esses pacientes serão retirados dessa fila e passarão por uma avaliação do neurologista clínico já aqui na cidade para prosseguir a que tipo de tratamento deverá receber”.
O evento de terça-feira, na Fundec deverá contar com a presença de autoridades políticas e civis, profissionais de saúde, estudantes, imprensa e líderes da comunidade.