Monumento na praça assinado pelo artista renomado Adélio Sarro é inaugurado

O monumento construído na Praça Arthur Pagnozzi, assinado pelo artista plástico Adélio Sarro retrata a história de Dracena, nos tempos das lavouras de cafés

Monumento na praça assinado pelo artista renomado Adélio Sarro é inaugurado

 

DA REDAÇÃO

O monumento construído na Praça Arthur Pagnozzi, assinado pelo artista plástico Adélio Sarro, que retrata a história de Dracena, nos tempos das lavouras de cafés foi inaugurado na noite de segunda-feira, 12. Com a presença de autoridades municipais, como o prefeito André Lemos e esposa Bianca, secretários, diretores e demais integrantes da administração municipal, familiares e amigos do artista. Adélio Sarro estava acompanhado da esposa Sandra.
O secretário de Cultura Douglas Carvalho abriu o evento fazendo uso da palavra citando o valor das artes para a vida, fazendo a leitura de texto escrito pelas professoras Daniela Macário e Rosi Pando.
O prefeito André Lemos falou durante a inauguração que a criação do monumento iniciará um projeto que o município pretende alcançar no segmento do turismo. André citou que a primeira vez que viu um monumento  feito pelo artista foi durante uma viagem a Santa Fé do Sul. “Estava com o meu pai e ele comentou comigo que o artista que tinha assinado tal obra era de Dracena”.
No início do mandato, o prefeito teve a oportunidade de conhecer o artista Adélio Sarro, em visita no gabinete municipal, e a partir daí nasceu uma amizade e o convite para executar uma obra de arte na cidade. O prefeito comentou que esta é a primeira.
“Dracena não podia perder o vínculo que o artista tem com a cidade, ele nasceu em Andradina, mas muito pequeno veio residir com sua família na nossa cidade e aprendeu a amá-la. A capela Nossa Senhora das Graças, no Metrópole, tem a imagem da santa na porta de entrada feita por ele”.
O antigo morador de Dracena, sr. Cláudio Nascimento fez uso da palavra também durante o evento de inauguração e falou da importância das cidades não se esquecerem das suas histórias, do seu passado.
Ressaltou que cada um vai olhar o monumento com os olhos que vejam a vida, uns com amor, positividade, outros com negatividade, mas não podemos nos esquecermos do que já vivemos. “O olho que há atrás do monumento retrata justamente isso, o que já se passou, mas lembramos que os dois olhos que temos e estão nos personagens, para o futuro”.
Adélio Sarro agradeceu a todos pela presença, a esposa Sandra, ao prefeito André e ao secretário Douglas, à Câmara Municipal, a amiga Daniela Macário e o esposo Ronaldo. Sarro citou o amigo já falecido Gilberto Macário (pai de Daniela), com quem teve uma grande amizade. Recordou-se ainda da infância pobre, mas com muitas boas recordações, entre elas, do tempo de estudante e as maças argentinas que nem todos podiam comprá-las, devido ao preço.
O sobrinho do artista, Gabriel, fez a entrega de um mimo. Ao ser concluída a inauguração, o evento seguiu na Câmara Municipal, com a entrega de título de Cidadão Honorário ao artista. O título tem a autoria do vereador Danilo Ledo, sendo aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.

QUEM É ADELIO SARRO 
Adélio Sarro Sobrinho nasceu em Andradina no ano de 1950. É um artista plástico múltiplo, tendo sua produção artística ligada principalmente à pintura e escultura.
Iniciou carreira em 1972, ganhando rápido prestígio nacional. Com o lançamento do primeiro livro. Na década de 90, iniciou carreira internacional, e desde então já realizou mais de 300 exposições individuais em excelentes museus, galerias e centros culturais localizados em quatro continentes.
Além da pintura, Sarro assina cerca de 250 obras monumentais em concreto, espalhadas em praças públicas no Brasil e na Europa.
Em 2018 fundou o Instituto Memorial de Arte Adélio Sarro, em Vinhedo-SP, o local tem 2 mil metros quadrados, exibe seu acervo pessoal e é preparado para receber exposições e apresentações culturais e artísticas.
Ele reside em Vinhedo e é conhecido mundialmente, somando mais de 300 exposições.
Tem como principais características do seu trabalho na pintura: o figurativo; transparências; as frutas, principalmente a maçã; cores vibrantes; mãos e pés grandes; temas sociais; famílias e casais; instrumentos musicais e os animais.
Já as características dos monumentos feitos por eles podem ser citadas: os elementos artísticos; contam história; celebram datas; novos pontos turísticos; cartões postais e local para fotos.
Em Andradina, cidade natal, do artista está instalado o Memorial Adélio Sarro; na cidade também há uma praça com o nome dele.
No Memorial estão instalados 11 blocos de esculturas e um painel, todas as obras em concreto. Para complementar o espaço, sarro esculpiu em baixo-relevo um pensamento em cada obra.
Também ganhou muito destaque com sua arte sacra após realizar mais de 30 obras para a Basílica de Aparecida, maior centro de peregrinação do Brasil e maior Santuário Mariano do mundo.