Morador de Paulicéia é autuado em R$ 1 mil por manter aves em cativeiro

DA REDAÇÃO

Uma equipe da Polícia Ambiental foi até uma residência no centro de Paulicéia na quinta-feira, 1º, para atender uma denúncia de pássaro silvestre em cativeiro. Chegando ao local, os policiais fizeram contato com o morador (um homem de 28 anos) que ficou ciente da denúncia, autorizou a entrada da equipe e acompanhou a vistoria. No quintal havia local havia duas aves silvestres das espécies coleirinho papa-capim e canário-da-terra acondicionadas em gaiolas individuais sem anilhas de identificação.

Questionado o envolvido afirmou que não possuía qualquer documentação ou autorização para manter tais aves em cativeiro. Diante do constatado foi laborado em seu desfavor um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1 mil por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre, com base no artigo 25, parágrafo 3°, inciso III da Resolução SIMA Nº  05/2021.

Os pássaros após triagem e por apresentarem estado bravio e boas condições sanitárias foram devolvidos ao habitat natural, soltos às margens do Rio Paraná.