Agentes da Vigilância Epidemiológica vão trabalhar neste ponto facultativo e no sábado

A Vigilância Epidemiológica informa que em Dracena, o último índice de Breteau deste ano, apontou estado de alerta, com relação ao mosquito Aedes aegypti

Agentes da Vigilância Epidemiológica vão trabalhar neste ponto facultativo e no sábado

 

DA REDAÇÃO

Equipes de agentes da Vigilância Epidemiológica (VE) trabalharão nesta sexta-feira, 28, e sábado, 29, em campo realizando visitas, com vistas a prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Amanhã será ponto facultativo, em comemoração ao Dia do Servidor Público, mas as atividades dos agentes ocorrerão.
A Vigilância Epidemiológica informa que o município de Dracena realizou o último índice de Breteau deste ano, avaliação para indicar a situação de risco para a transmissão de dengue, chikungunya e zica vírus para o próximo período e a apuração foi de 3,06, o que corresponde a um índice de estado de alerta. Dessa forma, a Vigilância ressalta que as visitas contra criadouros foram intensificadas e atenta a população para que fique precavida quanto aos cuidados nas suas residências, podendo estar sujeita à multa em caso de criadouros existentes no ato da visita.
O município planeja o mutirão de limpeza para o final do mês de novembro, como uma das ações de combate ao Aedes e salienta a importância dos cuidados em razão das chuvas nos últimos dias.

Analisando o cenário epidemiológico atual, visto que houve uma redução dos casos positivos no período climático que contribui para a diminuição do vetor é importante intensificar as ações de controle baseadas nas visitas domiciliares, na remoção de recipiente que possam ser criadouros do mosquito, tratamento em recipientes que não possam ser protegidos ou removidos e na orientação e educação da população.
O município de Dracena encontra-se desabastecido de inseticida contra o mosquito desde julho deste ano, quando foram realizados os últimos trabalhados de nebulização em pontos onde havia casos de dengue positivos.
A indisponibilidade de insumo no Ministério da Saúde é o que está provocando o desabastecimento. O reabastecimento está previsto para 90 dias, ainda assim a VE adverte que a nebulização é um trabalho complementar quanto ao controle do Aedes, uma que vez só ele elimina o pernilongo adulto, portanto é fundamental os cuidados diários em suas residências e comércios. A proliferação depende de cada um de nós.