Alunos dos 7º anos da EE Eng. Isac Pereira Garcez realizam atividade de teatro de animação
DA REDAÇÃO
Os estudantes da escola Eng. Isac Pereira Garcez – PEI juntamente com o professor de Arte Agnaldo Maldonado Teles, se apropriam da situação de aprendizagem do 3º bimestre organizadas, por meio de atividades específicas, propõem aos estudantes, fundamentalmente, que apreciem, analisem, identifiquem, reconheçam, investiguem, relacionem e experimentem objetos de conhecimento que se articulam na linguagem teatral, convidando-os a conhecer e se apropriar de suas possibilidades comunicacionais, de forma individual, coletiva e colaborativa.
De acordo com o professor de Arte, as atividades são, geralmente, programadas com claro encadeamento entre uma atividade e outra, organizando um processo em que um determinado aspecto da linguagem (a palavra, as sonoridades, os objetos, o espaço cênico, a iluminação, as diferentes funções e os diferentes gêneros teatrais, a construção de personagens etc.), um material, um tema ou uma obra de arte será especificamente explorado naquele encontro, fazendo com que esse aspecto específico seja o fio condutor das diversas atividades propostas.
Agnaldo Maldonado Teles também ressaltou que o planejamento das atividades pode estimular o estudante a se voltar para um aspecto da linguagem que será especificamente explorado naquele dia e a estabelecer um rastro perceptível na investigação empreendida, possibilitando que o grupo tenha noção e se aproprie do processo de aprendizagem.
“A experiência teatral desafia o estudante a analisar e compreender diversos signos presentes em uma encenação. Esse mergulho na linguagem teatral provoca a percepção e a criatividade, assim como mobiliza a capacidade de simbolizar. Podemos conceber, assim, que a tomada de consciência se efetiva como leitura de mundo”, explicou.
A atividade do teatro de animação foi realizada com os alunos dos 7º anos e contou com o apoio de toda a equipe escolar, da CGPAC Ilaine Ferreira da Silva e da diretora Danielle Cristine Santim de Oliveira Mantovani.