Prefeito André Lemos explica a importância da criação da Secretaria do Agronegócio para o município
DA REDAÇÃO
A Secretaria do Agronegócio de Dracena, completa seis meses de implantação e o prefeito André Lemos, explica a importância da nova pasta para dinamizar o setor e avançar nos investimentos para o produtor rural do município.
“O agronegócio gira receitas, fixa as famílias no campo e traz desenvolvimento, Dracena já tinha a Secretaria de Agricultura, vinculada à Limpeza Pública e Meio Ambiente e poucas atividades ligadas ao agro”, pondera.
“Então a ideia era desmembrar a Secretaria e implantar o Agronegócio, com pessoas de conhecimento na área que se se dedicariam exclusivamente ao setor, ou seja, gerando novos negócios, implantando novas culturas e promover eventos”, acrescenta o prefeito.
André relata que o projeto era uma meta desde o primeiro ano de gestão, em 2021, levou um ano para ser concebido e no começo desse ano, conseguiu a aprovação da lei criando a Secretaria do Agronegócios, que tem à frente a secretária Márcia Freitas.
“É a primeira secretária do Agronegócio da história de Dracena”, pontua Lemos, ao salientar que os produtores rurais do município estavam desacreditando de seus trabalhos. “Tanto que desde a primeira eleição que disputei em 2004 até 2020, 16 anos se passaram e a expectativa continuava muito baixa, apenas manutenção de estradas e estava bom, aliás nem isso vinha sendo feito a contento”, avalia.
INVESTIMENTOS- Com a nova Secretaria, esclarece o prefeito, grandes investimentos estão sendo feitos. “Compramos novas máquinas, ganhamos outras do Governo do Estado em uma parceria com o governador Rodrigo Garcia e também investimos, agora estamos contratando tratoristas e operadores para ofertar manutenção mais segura e duradoura nas estradas rurais”, constata.
Além disso conseguimos do Governo do Estado, três grandes trechos do Programa Melhor Caminho”, de alargamento, cascalhamento e revitalização de trechos críticos de estradas rurais e simultâneo a isso, vamos fazer um programa municipal nos moldes do Melhor Caminho para recuperação de pontes e estradas, tem três pontes estratégicas de madeira que serão substituídas por concreto eliminando antigos problemas que ocorrem nas pontes de madeira ”, conclui o prefeito, salientando que a proposta da administração é avançar cada vez no potencial do agronegócio no município.