Procon de Junqueirópolis realiza campanha para evitar golpes na Black Friday

Rosimary Françoso, coordenadora do Procon de Junqueirópolis

Procon de Junqueirópolis realiza campanha para evitar golpes na Black Friday

 

Da Redação

A tradicional promoção de varejo “Black Friday” começa nesta sexta-feira, 25, com  lojas físicas e virtuais fazendo promoções. Em razão de tanta publicidade tentadora, é preciso redobrar os cuidados para evitar problemas.

“Em Junqueirópolis anualmente o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) registra reclamações e neste ano promove uma campanha para ajudar o consumidor a não cair em fraudes e golpes”, informa a coordenadora do órgão, Rosimary Françoso.

“Na Black Friday do ano passado foram registradas várias reclamações, os campeões foram celulares entre outros artigos”, acrescenta.

As principais reclamações, de acordo com a coordenadora foram por aquisições através da internet pela não entrega ou demora, produtos com defeito e o cancelamento da compra, entre os principais itens estão televisões, celulares, geladeiras e ar-condicionado

“É fácil identificar um golpe quando o valor está bem abaixo do mercado, agora na Black Friday os preços mudam muito e o golpista se aproveita disso”, explica Rosimary, alertando o consumidor para evitar ao máximo os anúncios em redes sociais e sites, ainda mais usando o pix como forma de pagamento.

“Muitas vezes o golpista clona o anúncio e recebe o dinheiro a orientação é priorizar ao máximo comprar pela loja física ou em sites totalmente confiáveis, os preços da Black Friday podem ser tentadores, mas é preciso pôr a segurança em primeiro lugar”, afirma.

A coordenadora indica ainda que é possível tomar cuidados simples para certificar a segurança em um site.

“Confira se há o cadeado ao lado do endereço do site, sua existência significa que o protocolo HTTPS é aplicado e você está seguro”, pontua.

“Além disso, faça uma pesquisa sobre o site de compras, verifique as opiniões de outros clientes em sites como o Reclame Aqui quanto à entrega, atendimento e à qualidade do serviço”.

Rosimary explica que na maioria dos sites de compras se encontram informações como o CNPJ e a razão Social da empresa, o que ajuda o consumidor conferir se a loja virtual realmente existe, ele deve ter os mesmos cuidados ao comprar pelas redes sociais ou whatsapp.

“Além das informações sobre a empresa, procure saber sobre as opções de contato com o lojista, como telefones e e-mail, analise a qualidade dos textos sobre os produtos, quanto mais detalhada a descrição melhor, também são necessários cuidados com relação à forma de pagamento”, ressalta.

“No caso do pix, por ser instantâneo, é fundamental verificar se o destinatário é o correto”, conclui a coordenadora.