Uso da tecnologia do drone auxilia na produtividade da agricultura
Fonte: Fundação Roge
O termo “Agricultura de precisão” é relativamente novo, mas desde o século passado, os agricultores já gerenciavam suas lavouras de forma localizada.
As tecnologias cada vez mais presentes estão aprimorando esse gerenciamento. Um exemplo disto é a utilização crescente dos drones que têm trazido maior precisão e menor probabilidade de erros.
Análise de solos, aplicação de fertilizantes e corretivos a taxas variáveis, taxas variáveis de acordo com o potencial produtivo da área, supervisão da lavoura e mapeamento de pragas e doenças, colheitas com máquinas com sensores de produtividade, geração de mapas de produtividade
Originados nos Estados Unidos da América (EUA), o drone atua nas áreas de: Infraestrutura, Transporte, Segurança e Agricultura.
Na agricultura, são utilizados para monitorar o desenvolver da lavoura com mais precisão, sanando as suas necessidades e fazendo com que se tenha uma maior produtividade. Com o uso de diferentes câmeras é possível obter imagens hiperespectrais e multiespectrais.
Os softwares para agricultura de precisão têm sido um grande aliado dos produtores, apesar das dificuldades geralmente encontradas em sua utilização por grande parte deles.
A administração de grandes áreas necessita de muita atenção do produtor e o setor agrícola, especificamente, tem optado pela utilização de softwares para auxiliar o processo de obtenção de dados e melhoria dos resultados.
Além dos softwares para se trabalhar com imagens geradas por drones, os softwares de gestão facilitam as tarefas no dia a dia de uma propriedade.
A exemplos da detecção de falhas de plantio, contagem de plantas, Identificação de pragas e pulverização.